A Secretaria Municipal da Saúde deu prosseguimento nesta quinta-feira (7) à campanha de combate à Dengue, desta vez, no Bairro Fátima. As equipes do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) percorreram 346 imóveis no turno da manhã, mobilizando os moradores para a importância da limpeza criteriosa das áreas externas e de se evitar o acúmulo de materiais sem uso.
A Secretaria Municipal da Saúde está pedindo que a população redobre os cuidados no sentido de eliminar pontos de água parada, incluindo nos vasos de plantas, assim como a higiene dos potes destinados aos animais de estimação. Os cachoeirenses estão sendo orientados a adotarem o uso de repelentes e a procurarem um serviço de saúde em caso de algum indício da doença.
No contato com os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, os proprietários dos domicílios são orientados a procederem a limpeza semanalmente das áreas externas e a evitarem o acúmulo de materiais sem uso no entorno das casas. Na avaliação do DVS, ainda é significativo o volume de entulhos e condições propícias à formação dos criadouros do Aedes aegypti encontrados em algumas regiões da cidade, o que reforça a importância da colaboração da comunidade nas medidas de combate ao mosquito. A campanha de combate à dengue é executada pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, com o apoio das secretarias de Obras, Meio Ambiente e a Defesa Civil. O próximo mutirão contra a dengue acontece no Bairro Noêmia dia 14, das 8 horas às 12 horas.
NÚMEROS DO OLIVEIRA
Quarteirões percorridos – 17
Propriedades visitadas – 346
Propriedades vistoriadas – 250 (entraram e eliminaram os focos)
Propriedades fechadas – 96 (imóvel sem acesso)
Recusas de moradores – 18 (acessos não autorizados pelos moradores)
AGENDA DOS MUTIRÕES
8 horas às 12 horas
14/03 – Bairro Noêmia
21/03 – Bairro Santo Antônio
Trabalho de prevenção prossegue nesta sexta-feira (8)
O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) dá continuidade nesta sexta-feira (8) às ações preventivas à Dengue junto à rede escolar e entidades. Estão programadas atividades lúdicas na Apae, às 8h30 e às 14 horas, no sentido de promover a sensibilização dos estudantes para o tema.
A proposta foi programar um evento lúdico, com a participação do mascote do mosquito, que venha a favorecer a inclusão dos alunos.
A equipe esteve sábado passado realizando palestra preventiva aos Escoteiros Ibiraiaras e já tem horários definidos para ação similar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jenny Figueiredo Vieira da Cunha (12) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Emília Vieira da Cunha (15).
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no Telegram CLICANDO AQUI
Leia mais notícias sobre “SAÚDE” CLICANDO AQUI