29.8 C
Cachoeira do Sul
sábado, 24 outubro, 2020 - 17:20
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Museu Municipal chega aos seus 40 anos de existência

 

Ex-diretoras e convidados participaram da solenidade. Fotos: Imprensa/Prefeitura

O Museu Municipal – Patrono Edyr Lima, festejou nesta sexta-feira (14) os seus 40 anos, que serão completados neste sábado (15). A festividade faz parte da programação da 49ª Semana de Cachoeira do Sul. Para celebrar a data, o Núcleo Municipal da Cultura lançou o vídeo que apresenta o Museu Municipal e as principais peças de seu acervo. O trabalho faz parte do projeto “Gerando Imagem” do fotógrafo e videomaker Ernani Marques, que buscou através do vídeo valorizar o patrimônio e a importância de preservar a história.

A comemoração contou ainda com o lançamento do calendário comemorativo aos 40 anos, onde o artista Matias Streb retratou o Museu, através de objetos e detalhes percebidos artisticamente quando este ano atuou na instituição como estagiário do curso de licenciatura em Artes Visuais da Uninter – Cachoeira do sul e presenteou o Museu com seu trabalho com obra de arte acompanhada de breves informações históricas.

Na comemoração foi também reintegrada ao acervo do Museu a planta da cidade da Cachoeira, datada de 1850, desenhada pelo engenheiro João Martinho Buff, registrando 422 terrenos, sendo 173 edificados e 249 desocupados. A planta foi restaurada por Naida Corrêa da empresa Restauratus Conservação e Restauração de Bens Móveis, de Porto Alegre. A confecção e pintura da mesa expositora da planta foi feita pela equipe da Secretaria de Obras.

HOMENAGEM

O momento foi também de homenagem à professora Márcia Rosana Severo Patel, que atuou 28 anos no Museu Municipal como servidora e diretora nos anos de 2009 a 2012 e mesmo aposentada, continua sendo colaboradora. “Nesses 40 anos professores municipais, estaduais cedidos para o município e funcionários através de seu trabalho, auxiliaram na construção desta instituição”, disse a diretora do núcleo municipal da cultura, Josiane Fardin.

SALA LYA WILHELM

A solenidade marcou também a denominação de uma das salas do Museu como “Sala Lya Whilhem”. Josiane destacou que o Museu Municipal de Cachoeira do sul – Patrono Edyr Lima, foi um sonho de muitos, sua existência se deve, principalmente, ao grande esforço, competência e dedicação de sua primeira diretora, Lya Whilhem, “professora, museóloga e, pode-se dizer a maior apoiadora desta instituição, durante toda sua vida”, destacou.

 Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região