O Museu Municipal Edyr Lima comemora 45 anos nesta sexta-feira (15). Para marcar a data, a Secretaria Municipal da Cultura programou duas atividades. Às 10 horas, acontece um passeio guiado pela professora Aimara Carlos, que atua no Museu. O passeio será com convidados de diversas áreas da cultura, da imprensa e empresários. “Será um passeio pelo Paço Municipal, Museu e proximidades, com o acompanhamento didático da professora Aimara para que as pessoas conheçam melhor nossa história” explica a secretária Mirela Kruel.
Logo após o passeio, por volta de 11 horas, será feito o descerramento de duas placas que estavam junto no antigo museu, onde hoje funciona a Secretaria de Meio Ambiente. Se chover, não haverá o passeio, apenas a solenidade de descerramento das placas. Será aberta também na sequência uma exposição temporária sobre a história do Museu Edyr Lima.
Importante
Já confirmaram presença no passeio: Marisa Sari, Mirian Ritzel, Nathaly Weber, Juliana Jaeger, Cleiton Santos, Taugo Costa, Dalcira de Oliveira, Simone Constante Luz e Marion Pereira da Rocha.
Museu e sua história
Com a criação e instalação do Museu Municipal, a história de Cachoeira do Sul recebeu novo olhar, ganhando materialização através do garimpo e exposição de acervos. A partir da sua existência e organização foi possível oferecer à comunidade uma oportunidade até então inédita: a divulgação de fatos e personagens que compõem o cenário político, econômico, social e cultural de Cachoeira do Sul, tornando a história local acessível a todos.
Hoje ele possui um acervo histórico e antropológico composto de 32 mil documentos que remetem a mais de 250 anos de história. Nele está uma Bíblia Sagrada datada de 1750, escrita em alemão gótico, que ficou enterrada dentro de uma caixa de madeira durante o transcurso da II Guerra Mundial, o Livro Nº. 1 da Câmara, aberto em 3 de agosto de 1820, que registra os primeiros atos oficiais da Vila Nova de São João da Cachoeira, a 1.ª Planta da Cidade de Cachoeira, elaborada em 1850, por João Martinho Buff, a partir de dados coletados em 1830 e milhares de fotografias com data inicial de 1890, entre tantos outros documentos e objetos.
Quem foi Edyr Lima?
Dr. Edyr Lima, advogado, colecionava objetos relacionados a história de Cachoeira do Sul e alimentava o sonho de que um dia Cachoeira tivesse um museu. Com a notícia da criação do Museu Municipal, Dr. Edyr Lima ofereceu parte do que havia colecionado, sendo essa a primeira doação feita à instituição, que foi criada em 15 de dezembro de 1978. Edyr Lima era um dos maiores entusiastas e colaboradores do museu, sendo na permanente doação de acervo, como na assistência dos projetos desenvolvidos e apoio às demandas.