17.1 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 29 outubro, 2020 - 08:22
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Museu, 40 anos.

O Museu Municipal aniversariou na última sexta-feira. Fez 40 anos. Durante a programação da Semana de Cachoeira, fez parte seus festejos. Neste dia autoridades e pessoas que fizeram parte da sua trajetória foram homenageadas, dentre elas, a professora Márcia Patel, pela sua dedicação, há mais de vinte anos, realizando visitas guiadas no Museu e contando a história do município, através dos passeios cidade. Ambos são projetos da Instituição.

Ao alcançar o seu 40º aniversário, o guardião da história de Cachoeira do Sul encontra-se no seu devido lugar, no Sobrado do Paço Municipal. O prédio tornou-se elemento fundamental desta história após ser restaurado, basta contemplá-lo tanto por fora, quanto por dentro. De presente, lhe foi recolocado no acervo, a primeira representação gráfica da cidade feita em 1850. Esse mapa faz parte dos itens cadastrados do Museu.Está exposto em uma das suas salas.

Seu valor histórico é de grande importância, haja vista as possibilidades, da época, em termos de planejamento urbano e de marco referencial para, quem sabe, em outro tempo, a elaboração do Plano Diretor de Cachoeira (1980), há mais de trinta anos. Dona Lya Wilhelm – seu nome é uma das salas do Museu -, demonstraria apreço em vê-lo de volta, em casa.

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região