Municípios da região são capacitados para combate ao coronavírus

Por
Municípios da região são capacitados para combate ao coronavírus
DESTAQUES
3 de março de 2020 - saúde5

 

Reunião realizada na manhã desta terça-feira (2) na 8ª CRS. Foto: Divulgação

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (2), na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Cachoeira do Sul, prestou orientação, capacitação e suporte técnico para representantes das secretarias de saúde de 12 municípios da região para o enfrentamento ao Coronavírus (Covid 19).

No encontro, conforme o coordenador da CRS, Júlio Lopes, foram ministradas orientações sobre a elaboração do plano de ação de cada município, de acordo com o prevê o plano estadual. “Todos estão alertados”, disse Lopes, acrescentando que o momento é de atenção.

ATENÇÃO

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul divulgou boletim na tarde desta segunda-feira (2) atualizando para 73 o número de casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus, no estado. O último dado era de sexta-feira (28), com 27 casos suspeitos.

Desde o último boletim, foram notificados 46 novos casos. Outros três foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios

Como é definido um caso suspeito

Pessoas que tenham chegado, nos últimos 14 dias, dos países apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com circulação do vírus e que tenham apresentado febre, tosse e dificuldade respiratória. A relação atual dos países com transmissão é: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia, Vietnã.

Pessoas que tenham histórico de viagem para os países com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tenham apresentado febre, tosse e dificuldade de respirar, nos últimos 14 dias depois de sua chegada.

Pessoas que tenham histórico de contato próximo de caso confirmado em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento de febre, tosse e dificuldades respiratórias.

Os casos suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos.

Sintomas

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são semelhantes aos da gripe ou resfriado. Em casos mais graves, podem ser iguais à pneumonia, com infecção do trato respiratório. Geralmente o paciente apresenta febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como prevenir

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
    • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
    • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
    • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
    • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
    • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
    • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
    • manter os ambientes bem ventilados;
    • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
    • evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde