Tomaram posse em solenidade ocorrida nesta terça-feira (1º), no Palácio Piratini, o novo governador do Estado, Eduardo Leite, e seu vice, Randolfo Vieira Júnior.
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participou das cerimônias, que tiveram início na Assembleia Legislativa. A transmissão de cargo do governador José Ivo Sartori para Leite ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, que esteve lotado para receber o novo chefe do Executivo gaúcho.
Em seu primeiro pronunciamento como novo governador, Eduardo Leite agradeceu os votos de confiança da sociedade gaúcha e pediu unidade para enfrentar os problemas financeiros do Estado.“Vamos suar a camisa e fazer o melhor que pudermos enquanto equipe, não temendo a realidade. E podendo honrar essa enorme expectativa que a sociedade coloca em nossos ombros, para que, ao final desses quatro anos, possamos sair daqui com orgulho”, afirmou Leite.
Em meio a autoridades estaduais, municipais e representantes de outros países, Sartori fez seu discurso de despedida do cargo solicitando que o novo governante dê continuidade aos projetos prioritários para as áreas essenciais. “Precisamos acreditar mais em nosso estado. O povo gaúcho é forte e trabalhador, temos um enorme potencial de inovação. O poder público precisa olhar mais para o Rio Grande que dá certo”, disse José Ivo Sartori.
Eleito por mais de três milhões de votos, Eduardo Leite, aos 33 anos, é também o mais jovem entre os governadores eleitos no País em outubro de 2018. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, estudou Gestão Pública na Columbia University, nos Estados Unidos, e é mestrando em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Novo secretariado
Após a solenidade de transmissão dos cargos de governador e vice-governador, foram empossados os novos secretários de Estado. Entre as novidades anunciadas está a pasta da Administração Penitenciária, sob comando do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que acumula também a Secretaria da Segurança, e a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios. Ao total, serão 22 secretários, incluindo as chefias da Procuradoria-Geral do Estado e da Casa Militar.
Também prestigiaram as posses a presidente da Associação do Ministério Público, Martha Beltrame, o vice da AMP, João Ricardo Tavares e a promotora Karinna Orlandi.