Movimentos De Fãs E Subculturas No Brasil

Por
Movimentos De Fãs E Subculturas No Brasil
COLUNAS
27 de março de 2024 - Major Sport

O futebol é um verdadeiro tesouro nacional do Brasil onde os torcedores locais acompanham de perto cada atuação de seus times favoritos e os apoiam ativamente nas arquibancadas. Muitos movimentos de torcedores existem há décadas, isso levou à formação de uma certa cultura, que se tornou conhecida muito além das fronteiras do país. Facilitado pela realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no país, a subcultura de fãs brasileira desenvolveu-se de forma surpreendente nos últimos anos, além disso, muitos atletas do Brasil são jogadores estrangeiros em clubes europeus, isso leva a que os torcedores queiram acompanhar não apenas os torneios nacionais, mas também os internacionais.

História Dos Grupos De Fãs

Os movimentos de torcedores começaram a surgir no início do século XX onde, inicialmente, eles eram formados por pessoas com ideias semelhantes que assistiam juntas aos jogos nas arquibancadas de seus clubes preferidos. Agora ficou ainda mais fácil acompanhar os torneios, basta visitar o Major Sport https://majorsportt.com, onde é poderá contar com uma grande variedade de jogos de futebol e onde você pode não apenas fazer uma aposta na esperança de ganhar um jackpot substancial, mas também acompanhar o desempenho do seu time favorito graças a infográficos ou transmissões gratuitas.

Posteriormente, o movimento se transformou em uma verdadeira subcultura, e os torcedores passaram a acompanhar os times nas partidas fora de casa. Os torcedores desenvolveram seu próprio estilo de roupa que, geralmente, combina com as cores do seu clube preferido. O rápido crescimento da popularidade das equipes começou na década de 60, quando a equipe conquistou seu primeiro “ouro” em torneios internacionais, este foi o período do primeiro apogeu do futebol no Brasil, cujo rosto lendário é o Pelé. Hoje a formação final de movimentos de torcedores de cada time local, continua até hoje.

A Influência Dos Torcedores Nos Times

Se falamos dos maiores movimentos de torcedores, devemos destacar as subculturas dos seguintes clubes:

  • «Flamengo» (Rio de Janeiro);
  • «Palmeiras» (São Paulo);
  • «Corinthians» (São Paulo);
  • «São Paulo» (São Paulo).

Mais de 18% de todos os torcedores de futebol do país apoiam o Flamengo. Em segundo lugar está o Corinthians, cujo apoio é estimado em 14% do número de torcedores. Se traduzirmos esse apoio em número de torcedores, os números serão de dezenas de milhões de brasileiros. Essa base de torcedores simplesmente não pode deixar de ter uma influência séria e direta sobre os times, devendo adotar uma abordagem mais responsável na compilação do elenco principal para cada nova temporada. Houve precedentes em que os torcedores se recusaram a reconhecer a relevância das trocas, boicotando o desempenho dos times, isso obriga os clubes a ser mais cuidadosos na formação de listas comerciais, que muito raramente incluem as principais estrelas do time.

A comunidade de torcedores também contribui para o desenvolvimento da infraestrutura local. Milhares de novos campos esportivos surgiram nas principais cidades nos últimos anos e, parte significativa deles, foi construída com o apoio de torcedores de times locais.

Problemas Com Violência E Discriminação

Quando se trata de questões de violência e segurança associadas aos jogos de futebol, vale a pena notar os progressos significativos nos últimos anos. O lugar mais quente em termos de confrontos entre diferentes facções continua sendo São Paulo, onde três times locais têm uma base de fãs multimilionária. Só em 2015, vários assassinatos ocorreram em meio à discriminação contra torcedores de facções rivais. O caso mais trágico foi quando 8 torcedores do Corinthians morreram enquanto preparavam bandeiras e panfletos antes da partida contra o Palmeiras. Havia vários milhares de policiais no estádio durante o clássico, o que não impediu os torcedores de iniciarem tumultos, como resultado, centenas de pessoas recorreram aos hospitais em busca de ajuda.

As partidas entre Palmeiras e Corinthians costumavam gerar brigas entre torcedores. Em abril de 2016, começaram poucas horas antes do início do confronto em campo, como resultado, a partida teve de ser adiada e houve vandalismo desenfreado pela cidade. Os danos à infraestrutura local foram estimados em várias centenas de milhões de reais. As autoridades responderam a tais ações com o decreto Torcida Única, que estabeleceu restrições às visitas às arenas, como por exemplo, somente torcedores da casa poderão assistir aos jogos entre os quatro maiores clubes de São Paulo. Esta e outras decisões reduziram a intensidade das paixões dentro e fora do campo, embora a situação nas principais capitais do futebol do país permaneça bastante tensa quando rivais ferozes se encontram em campo.

Iniciativas Positivas De Fã-Clubes

As ações destrutivas de alguns fãs não significam que os fãs não sejam capazes de retribuir à sua própria comunidade. As iniciativas de muitos torcedores levam ao surgimento de quadras esportivas em áreas inseguras, frequentemente também realizam limpezas conjuntas, o que ajuda a limpar cidades poluídas como São Paulo. Muitos fãs ricos costumam ajudar escolas e internatos locais e o forte apoio torna mais fácil para os torcedores obterem o número necessário de assinaturas para abrir campos de jogos ou construir estádios regionais.