
Faleceu na noite desta segunda-feira (29), aos 51 anos, o vereador Marcelo Figueiró. Ele estava internado no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul em tratamento contra um câncer de intestino. Ele foi diagnosticado com a doença no primeiro semestre deste ano e, desde então, vinha compartilhando sua luta contra a doença nas redes sociais. Há oito dias, também em decorrência de um câncer, Figueiró havia perdido a esposa, Taísa Haas Alves.
Filiado ao MDB, ele era uma das principais lideranças políticas de Cachoeira do Sul de sua geração. A tradição política veio de berço. É filho de Volny Figueiró, liderança histórica emedebista no Rio Grande do Sul, e da professora Carmem Figueiró, nome também de peso na política e na área educacional. O irmão, advogado Luciano Figueiró, foi vereador em Cachoeira do Sul por sucessivas legislaturas.
Na gestão do ex-prefeito José Otávio Germano, Marcelo Figueiró contribuiu com o governo na cadeira de secretário municipal da Saúde. Era publicitário de formação, mas foi no meio político que Marcelo Figueiró ganhou protagonismo. Além de vereador também por sucessivas legislaturas, foi presidente da Juventude Estadual do PMDB (JPMDB), tendo, na época, o hoje vice-governador e pré-candidato ao governo do Estado Gabriel Souza como vice-presidente.
A morte de Figueiró deverá repercutir no meio político gaúcho ao longo desta terça-feira (30). Além da mãe Carmem e do irmão Luciano, Marcelo deixa as filhas Daiane Rosa Figueiró e Isadora Mion Figueiró, além da irmã Fabiana. O velório está previsto para começar às 3h desta terça-feira na capela da Funerária Madre Teresa na Rua Ivo Becker, 45. O sepultamento está previsto para as 17h no Cemitério Municipal de Cachoeira do Sul.
As passagens do vereador Marcelo Figueiró pela Câmara de Cachoeira do Sul:
- 16ª Legislatura (2013 – 2016)
- 18ª Legislatura (2021 – 2024)
- 19º Legislatura (2025 – 2028) (Atual)
“Um verdadeiro guerreiro”, lamenta o prefeito Leandro Balardin
O prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, publicou uma nota de pesar nas redes sociais pelo falecimento de Marcelo Figueiró. Confira na íntegra:
“É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do vereador Marcelo Figueiró, do MDB. Ele foi um verdadeiro guerreiro, lutando bravamente contra a doença até o fim. Marcelo dedicou sua vida a prestar serviços relevantes à nossa comunidade, e seu legado será sempre lembrado.
Neste momento de dor, envio meu fraternal abraço à família. Que Deus conforte os corações de todos e que Marcelo descanse em paz.
Prefeito Leandro Balardin”