Crédito: Reprodução
Faleceu neste sábado, aos 90 anos, dom Ângelo Domingos Salvador, primeiro bispo da Diocese de Cachoeira do Sul. Bispo emérito de Uruguaiana desde 2007, dom Ângelo sofria do Mal de Alzheimer.
As cerimônias de despedida serão neste sábado, no Convento da Imaculada dos Freis Capuchinhos, em Caxias do Sul. A missa de corpo presente será realizada às 16 horas, seguida de sepultamento, no Memorial dos Capuchinhos.
Dom Ângelo nasceu em 17 de julho de 1932, na comunidade de Segredo, no município de Ipê. Ingressou ainda aos 12 anos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II, em 1981, quando tinha 49 anos. Foi bispo auxiliar na arquidiocese de Salvador, na Bahia. Cinco anos depois, foi transferido para Coxim, no Mato Grosso do Sul. Após a passagem como primeiro bispo da Diocese de Cachoeira do Sul, exerceu o cargo em Uruguaiana.
Sua nomeação como bispo de Cachoeira do Sul ocorreu no dia 17 de julho de 1991, cargo que ocupou até o dia 26 de maio de 1999, quando foi designado para ser bispo da Diocese de Uruguaiana. Teve a sua renúncia aceita ao governo diocesano de Uruguaiana no dia 27 de junho de 2007, por limite de idade.