Crédito: Divulgação.
Morreu no início da tarde deste domingo aos 87 anos, o monsenhor Elcy Arboitte. Vigário episcopal da Paróquia São José, ele enfrentava um longo período de enfermidade. A Diocese de Cachoeira Sul divulgou uma nota, assinada pelo bispo Dom Edson Batista de Mello, onde destacou que o monsenhor viveu para “alegria de sua família e amigos e, em 27 de dezembro do ano passado, completou 60 anos ministério sacerdotal”.
Ele estava há algum tempo em Arroio do Tigre e, às 19h deste domingo, será trazido para Cachoeira do Sul. Às 20h, na Paróquia São José, será celebrada uma missa de corpo presente. O velório recomeçará nesta segunda-feira (24) e, às 15h, está prevista a missa das exéquias – uma celebração litúrgica da Igreja Católica que acontece em funerais de cristãos e uma oportunidade para a comunidade cristã homenagear os mortos e expressar a fé na ressurreição de Cristo.
O sepultamento acontecerá logo após no Cemitério das Alamedas, na Volta da Charqueada.
O monsenhor foi professor, comunicador e, conforme o bispo Dom Edson Batista de Mello,”deixa um legado de sabedoria, de modo especial à Diocese de Cachoeira do Sul, onde por um período ele respondeu pela instituição, pois foi um dos seus criadores e fiel servidor”. Como vigário da Paróquia São José, o monsenhor foi um incasável trabalhador em prol do trabalho prestado à comunidade, sempre preocupado com a estrutura da igreja e seus diversos setores de funcionamento.
MONSENHOR DIARIAMENTE COM SEU BOM DIA ESPERANÇA
Além de fundador da Rádio Vida, o monsenhor Elcy Arboitte, escreve livros onde deixava registrada suas mensagens diárias que apresentava, sempre às 7h, no programa Cidade Aberta, da Rádio Fandango 102.5 FM de Cachoeira do Sul. Durante cerca de 20 anos, transmitia mensagens de orientação em prol de melhores dias para as famílias e público em geral.
“Era um grande parceiro, com uma sabedoria incrível, um grande irmão”, disse o diretor da Rádio Fandango, Pedrão Germano. Ultimamente, como o monsenhor não podia mais transmitir suas mensagens ao vivo, a emissoria continuava com o Bom Dia Esperança, através de gravações das mensagem que guardou ao longo tempo em seus arquivos.