14.1 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 30 outubro, 2020 - 22:38
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Morre, aos 65 anos, o guitarrista Eddie Van Halen

Morre Eddie Van Halen: Fundador da banda Van Halen estava com 65 anos e lutava contra o câncer / Foto: Divulgação

Faleceu nesta terça-feira (6), aos 65 anos, o lendário guitarrista Eddie Van Halen, fundador da banda Van Halen. A morte aconteceu após uma longa luta contra um câncer na garganta.

O músico estava internado num hospital na cidade de Santa Monica, nos Estados Unidos. Ele estava acompanhado de sua mulher, Janie, do filho, Wolfgang, e de Alex, seu irmão e baterista da banda.

“Não acredito que tenho de escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele era o melhor pai que eu poderia ter pedido”, escreveu o filho do guitarrista, Wolfgang Van Halen, em suas redes sociais.

O Van Halen foi uma das bandas mais influentes do hard rock e também do heavy metal. O estilo espalhafatoso da banda marcou a cultura dos anos 1980.

Os riffs e solos virtuosos de Eddie viraram referência no rock. Um dos mais marcantes foi em “Eruption”, em que ele ajudou a popularizar o “tapping”, técnica em que as duas mãos são usadas no braço da guitarra.

Na segunda metade da década de 1970, o Van Halen começou a se destacar na cena de rock de Los Angeles. Eles lançaram o disco de estreia em 1978.

AUGE

O auge da banda veio com o disco “1984”, que naquele ano rendeu uma indicação ao Grammy e levou o single “Jump” a ser o primeiro e único da banda no primeiro lugar das paradas pop dos EUA.

Entre os vários outros sucessos do Van Halen estão “Dance the Night Away” (1979), “Why Can’t This Be Love” (1986), “When It’s Love” (1988), “Right now” (1992) e “Can’t Stop Lovin’ You” (1995).

 

ACOMPANHE O CLIPE DO HIT “CAN’T STOP LOVIN YOU”:

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região