Uma das figuras intelectuais mais ilustres de Cachoeira do Sul faleceu na madrugada desta quinta-feira (11). A professora e poetisa Ely Costa Marciniak, 89 anos, estava internada na UTI do Hospital de Caridade e Beneficência desde o início da semana, em tratamento contra uma pneumonia.
Ely também sofria do Mal de Alzheimer e nos últimos meses estava de cama. Ela dependia de cuidados permanentes e já não reconhecia familiares e amigos.
Ela foi uma das lideranças de esquerda em Cachoeira do Sul. Em 1969, assumiu uma das cadeiras da Câmara de Vereadores pelo MDB. Foi também fundadora do PSB na cidade. Era mestre em Teoria Literária.
A professora foi também uma ativista e líder pioneira na busca pelo ensino superior para Cachoeira. Foi uma das principais defensoras da antiga Univale. Ficou tão conhecida pelo Rio Grande do Sul afora pelo seu trabalho em prol da educação que em 2008 recebeu o prêmio Ana Terra, conferido pelo Governo do Estado.
Moradora do Bairro Rio Branco, Ely Marciniak deixa as filhas Ceres e Giselle. O velório ocorre até as 17h desta quinta-feira na capela da Funerária Madre Teresa da Rua Aparício Borges, em frente ao Cemitério Municipal. Após, o corpo vai ser trasladado para o Crematório Metropolitano, em São Leopoldo.