Mobilização comunitária procura resposta para o projeto de pavimentação da rua. Foto: Divulgação.
Moradores do Bairro Ponche Verde, na zona norte de Cachoeira do Sul, resolveram protestar pelo que consideram um descaso da Prefeitura. Por meio de uma faixa fixada entre postes de iluminação pública, eles denunciam que uma emenda impositiva da Câmara de Vereadores não foi levada em conta para a pavimentação de um trecho da Rua Bela Vista. “Há quatro anos estamos esperando pela Prefeitura”, dizem as famílias.
A emenda impositiva é de 2019 e foi destinada na época pelo então vereador Igor Noronha. Só que em 2020, quando a emenda deveria se concretizada através do projeto para o calçamento, aconteceu uma solicitação do Prefeitura de que os valores das emendas fossem destinadas para a compra de respiradores devido à pandemia da Covid. A Câmara atendeu o pedido, só que também o governo da época não realizou a aquisição de respiradores.
Desta forma, a Rua Bela Vista não foi contemplada e, agora, as famílias resolveram levantar a questão por meio de uma mobilização. A indignação acontece também por conta de que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, não atende os constantes pedidos de patrolamento da rua.
A Rua Bela Vista está localizada em uma área em franca expansão e é um dos acesso à Rua Antônio Gomes de Campos, região do Poço Comprido, o que facilita deslocamento para outras área da cidade como a Volta da Charqueada, Avenida dos Imigrantes e BR-153.
O QUE É EMENDA IMPOSITIVA
As emendas impositivas são um dos principais instrumentos dos orçamentos municipais. São um instrumento que os vereadores possuem para destinar recursos para realização de obras, projetos ou para instituições na elaboração da lei orçamentária. Os vereadores possuem um mecanismo para dar respostas mais diretas à população.