Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Moradores aguardam há dois anos por obra de canalização

Famílias enfrentam dificuldades para chegarem em suas casas. Fotos: Divulgação.

Descaso e abandono. Esta é a definição dos moradores da Rua Borges de Medeiros, no Bairro Frota, na área central de Cachoeira do Sul, com relação a uma obra da Prefeitura para impedir alagamentos e danos às moradias. Para piorar a situação, a rua está interrompida por tubos de um metro de diâmetro, colocados pela Secretaria de Obras no local no ano passado. Há dois anos as famílias esperam uma solução da Prefeitura.

A Prefeitura até chegou a consertar a canalização da sanga que atravessa a Rua Borges de Medeiros, mas utilizou canos de 60 cm de diâmetro. Este serviço foi insuficiente, porque a cada chuva pátios, moradias e a rua ficavam alagados porque a água represava no local. Pelo menos uma casa, já tem rachaduras nas paredes e até o muro da residência foi derrubado pela força da água.

Depois de muita reclamação das famílias – inclusive com reuniões na Secretaria de Obras – a pasta optou por refazer a obra e, desta vez, com tubos de um metro de diâmetro. Por enquanto, segundo os moradores, tudo ficou na promessa. “Os canos interrompem a passagem de veículos e dificultam a chegada em nossas casas”, disse uma moradora que não quis se identificar.

Com as constantes chuvas e um exemplo foi o dia 22 de dezembro, quando choveu 160 mm na cidade, os estragos aumentaram, inclusive, com danos na pavimentação da Rua Borges de Medeiros. Os moradores manifestam descontentamento com o retorno que recebem da Prefeitura e até não descartam uma ação junto ao Ministério Público.

BORGES DE MEDEIROS É ACESSO À FENARROZ

A Rua Borges de Medeiros se constituem em um dos acessos ao Parque Fenarroz e à região dos bairros Carvalho e Cristo Rei. Além disso, também as famílias reclamam da falta de atenção com um quebra-molas. Conforme eles, uma obra da Corsan danificou o quebra-mola.  A interrupção para passagem de veículos também atrapalha a vida dos moradores, que enfrentam dificuldades para chegaram em suas residências.

E A PREFEITURA?

Por enquanto, não existe uma data para a retomada da obra de canalização na Rua Borges de Medeiros. Desde dezembro do ano passado, a pasta de Obras se vê às voltas com consertos na periferia e na área central. Enquanto isto, os tubos de um metro de diâmetro continuarão no meio da rua.

 

Sair da versão mobile