O Programa Crescer Mulher, desenvolvido pela Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Leste RS desde 2019, está promovendo encontros digitais mensais com diferentes temas voltados ao desenvolvimento e ao protagonismo feminino. As agendas contam com a participação de diversos especialistas e têm como objetivo manter a proximidade e fortalecer o relacionamento com as associadas participantes do programa, como forma de apoio durante o período de isolamento social em virtude da pandemia.
A primeira interação aconteceu no dia 23 de julho, com o tema A compreensão começa pelo coração, em que as especialistas em comportamento humano, Zaira Cabreira e Renata Ferreira, compartilharam experiências e reflexões para um olhar voltado ao acolhimento e autoconhecimento. Nesta quarta-feira, 12 de agosto, foi a consultora empresarial Gisele Gomes que compartilhou com o grupo sobre o tema Empreendedorismo no Novo Agora, apresentando as novas perspectivas de empreendedorismo e a sua importância no cenário de mercado atual.
Conforme a assessora de Programas Sociais da Sicredi Centro Leste RS, Fernanda de Oliveira, para os encontros digitais são convidadas as colaboradoras da Cooperativa, as mulheres participantes da edição de 2019 do Programa Crescer Mulher e as associadas que participarão das novas turmas. “Procuramos, como empresa e como cooperativa, oferecer um diferencial para nossas mulheres, proporcionando novas experiências, que contribuem no desenvolvimento e na evolução pessoal, seja como mulher, líder, protagonista de nossas próprias vidas, e que enriquecem o nosso dia a dia”, ressaltou. Os próximos encontros online, que devem ocorrer até o mês de novembro, vão abordar temas como Empreender no Digital e Desenvolvimento Pessoal.
Turmas – A assessora explica que, em 2020, o Programa Crescer Mulher teria duas turmas, uma em Cachoeira do Sul e outra com associadas de Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, Sertão Santana e Sentinela do Sul. “Devido à pandemia, não foi possível iniciar os encontros presenciais. Então, optamos por postergar a abertura das novas turmas para após a pandemia, pois o relacionamento próximo é algo muito importante pra nós, que permite boas trocas de experiências e enriquece o programa” destacou Fernanda.
Para ela, os encontros digitais foram uma forma de apoio às participantes nesse novo cenário. “Já recepcionamos as novas integrantes do grupo, com a abordagem de temas bem atuais. O resultado tem sido muito positivo, estamos felizes em poder estar próximos, cooperar e aprender com cada uma delas”, frisou.
Programa – O objetivo do programa é promover a participação das associadas na vida da Sicredi Centro Leste RS, desenvolvendo o seu lado cooperativista e incentivando o seu crescimento pessoal e profissional. A iniciativa segue por três pilares de transformação: mudança de mentalidade, fazer juntas (apoio, incentivo e inspiração) e formação (conhecimento). Dentro da Cooperativa, as mulheres representam 37,8% dos associados. “O programa se tornou um case de sucesso de estímulo ao protagonismo feminino na sociedade”, concluiu a assessora.