Em visita a Cachoeira do Sul nesta quarta-feira (15), o ministro dos Transportes, Renan Filho, reconheceu a necessidade de se rever e ampliar o projeto de reforma da Ponte do Fandango, principal rota de entrada e saída de Cachoeira do Sul. Ele admite que existe a possibilidade de se elevar tanto a Ponte do Fandango quanto a BR-153 entre os quilômetros 405 e 412. O trecho ficou chegou a ficar submerso no pico da enchente do Rio Jacuí, cujo nível chegou a 29,55 metros acima do nível do mar.
O representante do governo federal não deu detalhes sobre a operacionalização da obra, mas garantiu que Ministério dos Transportes vai trabalhar para que o início dos trabalhos ocorra, nas palavras dele, “o mais breve possível”. Pelo projeto original, a Ponte do Fandango corre o risco de ficar novamente submersa caso uma enchente semelhante à de 2024 volte a acontecer. O ministro Renan Filho não falou em números, mas declarou que o projeto original será refeito já prevendo a elevação de todo o trecho da BR-153 que foi alagado, incluindo a Ponte do Fandango.
A VISITA DO MINISTRO RENAN FILHO A CACHOEIRA
Conduzido por um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal, o ministro dos Transportes, Renan Filho, desceu no 13º Grupo de Artilharia de Campanha, onde era aguardado também por representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e demais autoridades civis militares. Do 13º GAC, foi direto à Ponte do Fandango.
Caminhando, o ministro e a comitiva percorreram toda a extensão da ponte para conhecer o local. Ele garantiu que a obra de recuperação total do trecho entre os quilômetros 405 e 412 da BR-153 deve começar a ser executada com brevidade para melhorar a fluidez do trânsito. Ele ainda enalteceu a rápida obra emergencial feita pelo Dnit para recompor o trecho destruído pela enchente do Rio Jacuí, o que permitiu liberação do trânsito no local no sistema “pare e siga”.
Após, a convite da prefeita Angela Schuh, ele fez uma rápida visita à Catedral Nossa Senhora Conceição antes de deixar a cidade.
ERS-403 MAIS URGENTE DO QUE NUNCA
Com o anúncio do ministro Renan Filho quanto à ampliação da reforma da Ponte do Fandango e da BR-153, a ERS-403 – rodovia estadual que liga Cachoeira do Sul a Rio Pardo – passa a ganhar uma urgência ainda maior. Agora, cabe às lideranças locais e regionais pressionar o governo do Estado quanto à conclusão dos 16 quilômetros que ainda restam ser asfaltados. Com as recentes interdições da BR-153, da Ponte do Fandango e da RSC-287 em vários trechos, ficou demonstrada a importância da ERS-403 como ligação para outras regiões do Estado, incluindo Porto Alegre através da BR-471 por Pantano Grande.