O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – por meio da Defesa Civil Nacional – reconheceu nesta segunda-feira, em portaria do Diário Oficial da União (DOU), a situação de emergência em mais 26 cidades por desastres naturais. Na lista, 13 cidades gaúchas tiveram o decreto de emergência reconhecido pelo Governo Federal, incluindo Paraíso do Sul e Cerro Branco. As demais são: Agudo, Boa Vista do Incra, Vista Alegre, São Pedro das Missões, Cristal do Sul, Liberato Salzano, Santa Maria, Mata, Vista Gaúcha, Novo Tiradentes e Rio dos Índios.
Paraíso do Sul
O prefeito de Paraíso do Sul Artur Arnildo Ludwig assinou o decreto número 130/2022 em decorrência da estiagem. Foi realizado um levantamento dos prejuízos nas culturas e o Município obteve parecer favorável para a declaração de situação de emergência por parte da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Cerro Branco
Já o prefeito de Cerro Branco Edson Joel Lawal encaminhou o decreto em razão da escassez hídrica, sendo agravada pela situação de anormalidade da estiagem nos últimos anos e a pandemia de Covid-19, trazendo prejuízos nas safras, nos recursos ambientais e o desabastecimento de famílias. A expectativa passou a ser por recursos dos governos estadual e federal para amenizar os prejuízos com ações emergenciais, incluindo distribuição de água potável, abertura de bebedouro e micro-açudes, prestação de serviços e de obras de reabilitação e renegociação de dívidas com programas no setor da Agricultura e crédito rural de custeio.