Saúde mobiliza a comunidade para a importância do cuidado com a saúde mental / Foto: Viviane Souza
Moradores da zona norte da cidade participaram na noite desta segunda-feira (31) da miniconferência de saúde mental, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde nas dependências da Igreja Evangélica Luterana do Brasil Cristo Redentor, na Avenida Brasil, 955. O debate comunitário faz parte da fase preparatória à 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental, prevista para os próximos dias 8 e 9 de março. Agora chegará a vez dos moradores da zona sul da cidade. Será nesta quinta-feira (3), na sede do Siprom.
Com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria da Saúde, o conselho está mobilizando também entidades e órgãos ligados ao tema (Ucab, Apae, Afad, Apodef, Moab, CRAS, CREAS, Caps II, Caps AD, Caps i, entre outros). No encontro, a comissão organizadora apresentou os quatro eixos já propostos através dos conselhos nacional e estadual de saúde, repercutiu com os participantes esses temas e registrou as sugestões de acordo com a demanda de cada segmento, iniciativas essas que serão formalmente apresentadas na conferência municipal em março.
ZONA SUL EM NOVO LOCAL
Nesta quinta-feira (03), na sede do Siprom (Rua Virgílio de Abreu, 1175 – Bairro Santo Antônio), os moradores da zona sul da cidade são convidados para encontro similar, às 20h.
Estão sendo debatidos os seguintes tópicos nos encontros comunitários: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania (desinstitucionalização, redução de danos ao público usuário de álcool e demais drogas, saúde mental na infância, adolescência e juventude, prevenção e posvenção do suicídio, saúde mental no sistema prisional); gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS e os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-sindemia da Covid-19.
Fonte/texto e fotos: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde