Mesa Brasil Sesc: combatendo a fome e promovendo a solidariedade em Cachoeira

Por
Mesa Brasil Sesc: combatendo a fome e promovendo a solidariedade em Cachoeira
ENTREVISTA
11 de julho de 2024 - Crédito: Vale FM 99.1

O programa Vale Notícias, apresentado por Francis Soares, abordou o trabalho do Mesa Brasil Sesc em Cachoeira do Sul, na edição desta quinta-feira (11), pela Rádio Vale FM 99.1. Débora Martins, nutricionista, e Eduardo Silva, o Dudu, assistente social, detalharam as operações e o impacto da iniciativa no Município.

18 anos de atuação

O Mesa Brasil Sesc, prestes a completar 18 anos no Município em 9 de dezembro, é uma rede de parcerias composta por doadores de alimentos e serviços, bem como instituições sociais receptoras. O programa se destaca pela sua “colheita urbana”, recolhendo alimentos e distribuindo-os no mesmo dia, garantindo a frescura e o valor nutricional das doações.

Funcionamento e logística

Débora explicou que a coleta é realizada predominantemente nas manhãs, com um caminhão específico para a operação. Os alimentos, geralmente doados por mercados, açougues e padarias locais, são imediatamente entregues às instituições parceiras, que preparam refeições ou lanches para seus beneficiários. “A maioria das doações vem de alimentos que perderam valor comercial, mas mantêm seu valor nutricional,” afirmou Débora, destacando a importância da capacitação dos manipuladores de alimentos nas instituições para garantir uma preparação segura e nutritiva.

Fortalecimento comunitário

Dudu, com 11 anos e seis meses de experiência no programa, destacou a importância das ações educativas e do apoio técnico às instituições sociais. Ele mencionou a assistência na organização documental e no fortalecimento das redes comunitárias, permitindo que as instituições acessem mais recursos e ampliem seu impacto. “Estamos bem unidos quanto a projetos comunitários. Os projetos se ajudam, o que fortalece a rede solidária em Cachoeira do Sul,” afirmou Dudu.

Abrangência e parcerias

Além de atuar em Cachoeira do Sul, o Mesa Brasil Sesc estende sua ajuda a municípios próximos, como Agudo, Caçapava, Candelária e Restinga Seca. Débora mencionou que a logística eficiente do programa permite atender essas regiões, garantindo que as doações locais beneficiem as comunidades locais.

Adesão de novas instituições

Para instituições interessadas em se juntar ao Mesa Brasil Sesc, Dudu explicou que o primeiro passo é obter um CNPJ. Em seguida, o programa auxilia na organização e registro no conselho de assistência social, permitindo que a instituição comece a receber doações em aproximadamente 30 dias.

Impacto e futuro

O trabalho conjunto com igrejas, escolas de samba e associações de bairros foi enfatizado como uma maneira de fortalecer a rede de apoio comunitário.


Confira a entrevista CLICANDO AQUI