Memorial do Arroz é inaugurado na 21ª Fenarroz

Por 15 de outubro de 2021

Ato inaugural aconteceu durante a 21ª Fenarroz. Foto: Divulgação

 

“É um legado que precisa ser mostrado e valorizado sempre”. Esta foi a manifestação da secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, durante o ato inaugural do Memorial Nacional do Arroz de Cachoeira do Sul. A solenidade fez parte na manhã desta sexta-feira (15) da programação da 21ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz).

O Memorial que resgata o pioneIrismo da lavoura de arroz teve a coordenação da Associação dos Amigos da Cultura (Amicus), que pretende agora dar visibilidade à iniciativa, principalmente, no meio escolar do município. “Trata-se de um esforço comunitário e todos estão de parabéns por cultuar através de equipamentos e documentos a importância da lavoura de arroz”, disse a secretária Silvana.

No Memorial do Arroz, os visitantes poderão encontrar trilhadeiras, tratores, arados, discos, locomóvel, ferramentas e o próximo passo é anexar fotografias, documentos, registros de contratos do início do cultivo de arroz em Cachoeira do Sul. “Os cachoeirenses poderão contribuir com material que lembre como era a operacionalidade da nossa lavoura”, afirmou a presidente da Amicus, Marisa Timm Sari.