22.9 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 21 outubro, 2020 - 18:24
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Marista Roque estimula o protagonismo das crianças

Mostra Compartilhando Saberes, do Colégio Marista Roque, estimula o poder de iniciativa das séries iniciais / Fotos: Priscila Morais Kellermann/Colégio Marista Roque

Sempre há espaço e tempo para crescer, aprender e se desenvolver nas dimensões física, emocional, cultural, espiritual e intelectual. Com o entendimento de que a criança é capaz de se expressar, o Colégio Marista Roque trabalha para garantir a sua participação nos mais diversos ambientes educativos.

Nesse sentido, as vivências oportunizadas na escola durante a infância contribuem para a construção das subjetividades, estabelecendo diferentes relações e expressando as peculiaridades da criança. E para promover essa integração, oferecemos espaços para que os estudantes desenvolvam suas habilidades, como a Mostra Compartilhando Saberes. A iniciativa, que já está na sua quarta edição, consiste na apresentação de trabalhos e projetos das turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

Para a coordenadora pedagógica Jaqueline Quandt, a Mostra representa uma forma de proporcionar autonomia aos estudantes. “Trabalhamos com projetos interdisciplinares, na perspectiva de encontrar a solução para uma situação-problema. Dessa forma, as crianças aprendem na prática como buscar esse conhecimento, tanto em sala de aula quanto em casa, em uma construção que acontece em conjunto com a família. Assim, temos a certeza de que os projetos estão alinhados com a criatividade e o interesse das próprias crianças”, explica.

Protagonismo infantil

Promovida nos dias 8 e 9 de outubro, a Mostra Compartilhando Saberes foi marcada por evidenciar o protagonismo e o talento das crianças. A partir de pesquisas realizadas, dinâmicas de observação, exploração, interação e escuta, elas embarcaram em uma verdadeira troca de experiências, carregada de sentidos e riqueza de detalhes.

Ao estimular atividades como essa, buscamos articular conhecimentos e práticas que potencializam o diálogo com o meio social e cultural, fomentando a curiosidade e o confronto entre diferentes perspectivas, já que os projetos abrangem temáticas atuais e que impactam diretamente no nosso cotidiano.

 

Conheça os projetos:

  • Reduzir, reutilizar e reciclar – Classe Bebê
  • Animais que vivem na Antártida – Turno Integral
  • Sustentabilidade – Nível 1A
  • Onde está a lua? – Nível 1B
  • O mundo jurássico – Nível 2A
  • Viagem no espaço – Nível 2B
  • A descoberta do fogo – Nível 3A e Nível 3B
  • O cuidado com os animais e vegetais do nosso cotidiano – Turmas 111 e 112
  • Água, fonte de vida – Turmas 121 e 122
  • Cidadão consciente, consumo inteligente – Turmas 131 e 132
  • Viajando através da poesia – Turmas 141 e 142
  • Identidade, diversidade e linguagens: a construção do povo brasileiro – Turmas 151 e 152

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região