Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

MARGS anuncia programação especial

MARGS

MARGS: palestra da pesquisa à exposição / Crédito: Gustavo Balbela

Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), anuncia uma programação especial comemorativa de seu aniversário. No dia 27, o Museu completará 69 anos de atuação.

Para festejar, o MARGS apresentará, entre os dias 26 e 29, uma programação que envolve atividades como escuta coletiva, palestra e uma partida do jogo MARGS Portátil, relacionadas às exposições atualmente em exibição no Museu: “Acervo em movimento” (clique aqui)“Camila Proto — Terra Língua” (clique aqui) e “Liciê Hunsche — Fios de memória” (clique aqui).

Além disso, serão oferecidas visitas técnicas com o objetivo de apresentar a rotina museológica e as práticas administrativas e organizativas da instituição, além de tratar da história do MARGS e de seus Acervos Artístico e Documental. Um momento especial será a inauguração das maquetes táteis do prédio do Museu, projeto de acessibilidade desenvolvido em uma parceria entre MARGS e o curso de Arquitetura da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). A cerimônia ocorrerá no Foyer do MARGS, local onde as maquetes permanecerão de modo permanente, e contará com representantes de ambas instituições e da Sedac.

O MARGS

A data de 27 de julho de 1954 faz alusão ao decreto estadual que oficializou a fundação do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

O MARGS é uma instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), voltada à história da arte e à memória artística, assim como à produção contemporânea em artes visuais.

Sua principal finalidade é colecionar, documentar, preservar, estudar e divulgar os seus Acervos Artístico e Documental, além de gerar produção de conhecimento, difusão de conteúdos e experiências inclusivas e enriquecedoras.

MARGS

O Museu apresenta exposições temporárias e de longa duração, entre individuais e coletivas, tanto baseadas no seu acervo como de procedência e coleções externas.

Os Acervos do Museu

O Acervo Artístico do MARGS reúne mais de 5.700 obras de arte desde a primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, arte têxtil, objeto, fotografia, instalação, performance, arte digital, vídeo, filme e design, entre outras.

MARGS

O conjunto é composto por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas do Rio Grande do Sul, e também por obras de artistas estrangeiros, das quais conta com nomes significativos da arte mundial.

Além disso, o MARGS possui um Acervo Documental que é referência para a documentação e a pesquisa sobre a história do Museu e a trajetória de artistas, agentes e instituições do campo artístico sul-rio-grandense.

Ambos os acervos estão digitalizados e disponíveis para consulta em meio on-line no site do Museu:

Acervo Artístico: https://www.margs.rs.gov.br/catalogo-de-obras/

Acervo Documental: https://acervo.margs.rs.gov.br/

Programação de  Aniversário dos 69 Anos do MARGS

Audição coletiva da peça sonora “Cavidades”

No dia 26, quarta-feira, às 16 horas, ocorrerá uma audição coletiva da peça sonora “Cavidades”, como parte do Programa Público da Exposição “Camila Proto — Terralíngua”.

A atividade ocorrerá nas Salas Negras, no 1º andar expositivo do MARGS. É gratuita e destinada a todas as faixas etárias. As vagas são limitadas, há necessidade de inscrição prévia pelo formulário (clique aqui).

Lançamento das maquetes táteis

No dia 27, às 16 horas, ocorrerá a cerimônia de inauguração das maquetes táteis do MARGS, projeto de acessibilidade desenvolvido em uma parceria entre MARGS e o curso de Arquitetura da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), entre os anos 2021 a 2023. A cerimônia ocorrerá no Foyer do MARGS, local onde a maquete será fixada de modo permanente, e contará com representantes de ambas instituições.

MARGS

A atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Não há necessidade de inscrição prévia.

Visitas técnicas mediadas

Nos dias 28, às 15 horas, e 29, às 10h30, ocorrerão visitas técnicas, conduzidas por Pedro Osório e Raul Holtz, respectivamente do Núcleo Educativo e de Programa Público e o Núcleo de Acervos e Pesquisa.

Com recepção no Foyer do MARGS, a atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Com vagas limitadas, há necessidade de inscrição prévia pelo formulário (clique aqui).

Partida do jogo MARGS Portátil

No dia 29, sábado, às 15 horas, Eslly Ramão, do Núcleo Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, conduzirá a partida do Jogo MARGS PORTÁTIL, como parte do programa público da exposição “Acervo em Movimento”, atualmente em exibição no MARGS.

Com recepção no 2º andar expositivo da MARGS, a atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Não há necessidade de inscrição prévia.

Da pesquisa à exposição: processo de curadoria da mostra

“Liciê Hunsche — Fios de memória”

No dia 29, às 11 horas, a curadora da exposição “Liciê Hunsche — Fios de memória”, Carolina Grippa, abordará o processo de pesquisa que resultou na exposição. A palestra trará o surgimento do seu interesse pela tapeçaria e, mais especificamente, sobre a obra de Liciê Hunsche. Também mostrará registros, documentos e obras da família da artista, apresentando com mais detalhes a construção da exposição, suas escolhas e o desenvolvimento da proposta curatorial.

MARGS

Com recepção no Auditório do MARGS, a atividade é gratuita e voltada a todos os públicos. Não há necessidade de inscrição prévia.

Sair da versão mobile