Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Mapa do Turismo: Cachoeira do Sul sobe de categoria. E para ser “A”?

Crédito: OC/Reprodução

Crédito: OC/Reprodução

A secretária adjunta da pasta municipal de Desenvolvimento Econômico, turismóloga Lívia Lima, foi entrevistada na Rádio Vale FM 99.1, na manhã desta quarta-feira (8), dentro do programa Vale Informação. Os jornalistas Ronaldo Tonet e Tomás Sá Pereira questionaram Lívia sobre o desempenho de Cachoeira do Sul dentro do Mapa do Turismo Brasileiro.

De acordo com a especialista, o Município subiu de categoria, indo da “C” para a “B”, em reflexo da nova metodologia implantada pelo Ministério do Turismo:

 

 

A turismóloga ainda destacou o que seria necessário para Cachoeira do Sul crescer ainda mais na ferramenta, indo para a categoria “A”:

 

 

Saiba mais

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo:

a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017;

b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017;

c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – fonte: Estudo de Demanda Doméstica 2012 – MTur/FIPE;

d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais – fonte: Estudo de Demanda Internacional 2017 – MTur/FIPE;

e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – fonte: Secretaria de Receita Federal 2017 – Ministério da Economia.

 

Agenda

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 9 horas.

 

Confira a íntegra do Vale Informação desta quarta-feira (8):

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile