Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Mais um capítulo na revisão do Plano Diretor de Cachoeira

Há algum tempo a Prefeitura de Cachoeira do Sul anuncia revisão na lei do Plano Diretor. Em abril deste ano, o governo municipal resolveu fazer uma parceria com o campus da UFSM/Cachoeira, para que as tão esperadas reformulações na lei aconteça na prática. Assim que o trabalho estiver concluído, um projeto de lei deverá ser enviado para análise da Câmara de Vereadores.

Desde então, a comissão Prefeitura/UFSM trabalha nas alterações. Integram o grupo, servidores da Prefeitura e professoras do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM. Todas as terças-feiras pela manhã, o grupo se reúne na Secretaria de Planejamento para os estudos do plano atual, em vigor desde o ano de 1983. São portanto, 36 anos que atual lei não recebe as avaliações necessárias.

Cidade necessita de um novo Plano Diretor. Foto: Cacau Moraes

Para que a UFSM dê suporte ao estudo, foi firmado um termo de cooperação técnica que já foi assinado pelo reitor Paulo Afonso Burmann e falta agora a assinatura do prefeito Sergio Ghignatti. Este acordo tem como objeto a conjugação de esforços entre o município e a UFSM para propiciar a elaboração de um estudo técnico, que irá subsidiar a revisão do Plano Diretor Urbano e da Paisagem do Município de Cachoeira do Sul. Este estudo técnico inclui, por exemplo, análise do perímetro urbano, da paisagem, do uso e ocupação do solo e dos índices urbanísticos.

Em contrapartida, a Prefeitura vai contratar cinco estagiários da Universidade – três de Arquitetura e Urbanismo, um de Engenharia de Transporte e Logística e um de Engenharia Agrícola. O convênio dos estágios já está celebrado e em breve será feita a seleção dos estudantes.

IMPORTANTE

Atualmente a comissão trabalha na análise de como se deu a evolução urbana da cidade, assim como seu desenvolvimento e quais as premissas que nortearam o Plano em 1983.

Comissão

Fazem parte do grupo de trabalho a secretária de Planejamento, Rosimeri de Arreal, as arquitetas Márcia Heck e Cristine Coelho e as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, Letícia de Castro Gabriel , Bárbara Maria Giaccom Ribeiro, Raquel Weiss, Renata Zampieri e Verônica Donoso.

 

Sair da versão mobile