Mais postos de saúde ficam sem vacina contra a gripe

Por
Mais postos de saúde ficam sem vacina contra a gripe
CACHOEIRA DO SUL
24 de março de 2020 - vacinass

 

 

 

Novas vacinas devem chegar nesta quarta-feira (25). Foto: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica, de Cachoeira do Sul, informa que acabaram as doses de vacina contra a influenza na ESF 4 (Barcelos), US 4 (Centro Social Urbano) e ESF 3 (Noêmia). A vacinação iniciou ontem (segunda-feira) e ainda ontem já haviam acabado as doses no ESF 2 (Carvalho), ESF 5 (Ponche Verde) e ESF 7 (Ponche Verde). Ao todo, são seis postos sem vacinas.

Nos demais locais de vacinação, assim como no Derlizão e Igreja São José ainda há doses disponíveis. De acordo com a enfermeira Andréa Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, novas doses devem chegar em Cachoeira do Sul nesta quarta-feira (25) e estarão disponíveis na quinta-feira (26).

A meta é vacinar 42.647 pessoas dentro da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Cachoeira do Sul. Os idosos com mais de 60 anos e os profissionais de saúde serão os primeiros a serem vacinados. São 2.868 profissionais de saúde e 14.246 idosos. Eles serão o público prioritário até 15 de abril.

 

O que você pode fazer para tomar a vacina da gripe com segurança

  • Idealmente, mantenha distância de dois metros entre as pessoas da fila
  • Não cumprimente ninguém, inclusive os profissionais, com apertos de mão, beijos ou abraços
  • Evite ficar conversando com os outros na fila
  • Não toque nas paredes ou em outras superfícies
  • Reforce a etiqueta da higiene e não encoste as mãos no rosto
  • Busque sua vacina em horários alternativos

Um alerta: indivíduos com sintomas de uma infecção respiratória não devem buscar a vacina. Fique isolado até os sinais passarem para só então buscar sua dose.

 

Atenção

Equipes de vacinação extra muros imunizarão os idosos residentes em instituições de longa permanência e acamados. O agendamento pode ser feito pelos telefones 3724.6112 e 3723.1351

 

Calendário da campanha

 

– A partir de 23 de março (segunda-feira): Idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde podem tomar a vacina;

– A partir de 16 de abril: É a vez dos professores, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

– A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anosa 59 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência.