As barreiras sanitárias realizadas no final de semana em Cachoeira do Sul resultaram em 5,4 mil pessoas abordadas e 15 recomendadas a se encaminharem à Central de Triagem, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Saúde e do Meio Ambiente na sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10), envolvendo abordagem de veículos particulares e coletivos nos dois acessos às estradas BR-290 e RS-153, e na rodoviária durante a chegada dos ônibus de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Região.
Profissionais da saúde, educação, meio ambiente e do setor de trânsito trabalharam juntos para fazer uma abordagem preventiva e educativa, verificando a temperatura corporal de cada uma das pessoas abordadas, além do preenchimento de um questionário para identificar a origem e destino dessas pessoas, possível contato com casos suspeitos de Coronavírus, e presença ou não de sintomas gripais, além de orientações sobre etiqueta respiratória, uso de máscaras e distanciamento social.
Foi a primeira etapa da ação. A segunda é a tabulação e análise dos dados, para divulgação e planejamento de estratégias para controle da contaminação acelerada e combate à COVID-19, em Cachoeira do Sul.