Mais de 20 mil eleitores cachoeirenses sem biometria poderão votar

Por
Mais de 20 mil eleitores cachoeirenses sem biometria poderão votar
ELEIÇÕES 2024
18 de setembro de 2024 - Crédito: TSE

Nas eleições municipais deste ano, eleitores que não têm biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não serão impedidos de exercer seu direito ao voto. A liberação abrange 23.077 votantes em Cachoeira do Sul, de acordo com os daods mais atuais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mesmo sem as impressões digitais registradas, é possível se identificar, na hora de votar, utilizando um documento oficial com foto. A medida visa garantir que todo o eleitorado tenha acesso ao processo eleitoral, mesmo quem não concluiu o cadastramento biométrico.

Ao todo, Cachoeira do Sul contaliza 66.803 eleitores aptos. Além dos 23.077 sem biometria, outros 43.726 votantes já finalizaram o procedimento no Município.

Saiba mais

Nas eleições de outubro, mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país (excluindo o Distrito Federal, Fernando de Noronha e as localidades do exterior), e aproximadamente 83% já têm a biometria registrada. Isso corresponde a pouco mais de 129 milhões de pessoas.

A adesão ao sistema biométrico tem sido significativa, mas ainda há uma parcela da população que votará sem essa identificação. Portanto, não é obrigatório ter a biometria coletada para votar. Desde que o eleitor esteja com o título regular, basta apresentar um documento oficial com foto aos mesários para votar nas Eleições 2024.

O cadastro biométrico, que é gratuito, oferece maior segurança ao processo de votação, além de contribuir para a redução de filas nas seções eleitorais.

O prazo para realizar a coleta da biometria em 2024 encerrou-se no dia 8 de maio, com o fechamento do cadastro eleitoral, mas a coleta será retomada em novembro, quando os cartórios eleitorais voltarão a atender os eleitores para serviços de alistamento, transferência e regularização do título.

Além de ser um procedimento simples e rápido, a biometria é considerada um avanço tecnológico, na busca de garantir um processo eleitoral ainda mais seguro e confiável.

As eleições estão agendadas para o dia 6 de outubro.