As escolas Machado de Assis e Pantano Grande receberam a assessora pedagógica do Sicredi, Elizângela Lopes, para encontros que visam a implantação das Cooperativas Escolares nessas instituições. O programa, que já está em funcionamento desde 2021 nas EMEFs Sotero Hermínio Frantz e Dario Lopes de Almeida, tem como objetivo fomentar o cooperativismo entre os estudantes, promovendo aprendizado e desenvolvimento de habilidades socioeconômicas.
Os encontros contaram com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), professores dos anos finais e equipes diretivas das escolas. Também estiveram presentes as presidentes das cooperativas já existentes, Melissa Rosa Tvardoski, da Cooperfrantz, e Mariana Severo, da CooperDal, que compartilharam suas experiências e vivências no programa.
A SMEC e o Executivo Municipal celebram a expansão do projeto para todas as EMEFs, reforçando a parceria com o Sicredi.
O programa Cooperativas Escolares tem como propósito ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, proporcionando experiências baseadas nos valores e princípios do cooperativismo. A iniciativa possibilita que os estudantes desenvolvam competências em liderança, educação financeira, empreendedorismo social e inclusão social, contribuindo significativamente para sua formação cidadã.