Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

MACRS promove programação especial para a 17ª Primavera dos Museus

Exposição “El Cielo por Asalto” / Crédito: Aline Costa

Exposição “El Cielo por Asalto” / Crédito: Aline Costa

O Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizará uma programação especial nos dias 16, 21 e 23 de setembro, em comemoração à 17ª Primavera dos Museus. Essa ação anual, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como objetivo incentivar os museus brasileiros a desenvolverem programações especiais com foco em um tema específico.

Neste ano, a 17ª Primavera dos Museus aborda o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Em consonância com essa temática, o setor educativo do MACRS apresenta sua programação, que busca promover o reconhecimento das histórias, memórias e contribuições das comunidades LGBTQUIAP+, indígenas e quilombolas na promoção da democracia e diversidade cultural. “O objetivo dessas ações é estimular a reflexão sobre a inclusão e representação dessas comunidades, que são fundamentais para a compreensão da história e cultura do país”, conforme explica Daniele Alana, coordenadora do setor educativo do MACRS.

Programação

Mediação experimental

Data: 16/09
Horário: 16h –  Montagem do quebra-cabeça, inspirado na obra do artista Jaider Esbell. A atividade faz uma releitura de uma das obras do artista indígena Jaider Esbell, elaborada pelo setor educativo do MACRS em formato de quebra-cabeça, promovendo uma atividade lúdica para os participantes, ao mesmo tempo em que é apresentada a obra e vida do artista.
Local: Galeria Sotero Cosme, 6º andar da CCMQ

Primavera LP

Horário: 18h às19h: Primavera LP, com a artista Paula Posada. Realizada em parceria com o Instituto Estadual de Música (IEM) e com o setor educativo do MACRS, a atividade é inspirada na obra  “Anaconda” (2013), do artista Carlos Zerpa. As duas instituições apresentam a artista Paula Posada para iniciar um DJ Set, no 6° andar da CCMQ, onde a obra está instalada. O intuito do evento é ilustrar os arranjos do vinil, marcado pelas influências indígenas e colombianas, trazendo o intercâmbio entre a música e as artes visuais.
Local: Espaço Vasco Prado, 6º andar da CCMQ

Mediação Experimental: Narrativas indígenas nas Artes Visuais

Data: 21/09
Horário: 16h às17h30:  Mediação Narrativas indígenas nas Artes Visuais, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Trata-se de uma mediação conjunta entre os educativos da CCMQ e do MACRS, que será realizada nos espaços da Casa e na Exposição “El Cielo por Asalto”, na Galeria Sotero Cosme, 6º andar da CCMQ.
Local: Travessa dos Cataventos, térreo da CCMQ

Mediação Experimental: uma mediação ao pôr do sol

Data: 23/09
Horário: 17h: Mediação ao pôr do sol, com Jordi Tasso e Daniele Alana.  Com os vermelhos, laranjas, amarelos e verdes estourados a mediação durante o pôr do sol tem como objetivo realçar as obras a partir de uma pintura ampliada, onde a luz natural altera a percepção e leitura das obras expostas na mostra “Relações de Pesquisa”, na Galeria Xico Stockinger, 6º andar da CCMQ, invertendo a ordem de um “defeito” do espaço expositivo para uma atividade complementar a um dos temas da exposição, a crítica à pintura.
Local: Galeria Xico Stockinger, 6º andar da CCMQ

Karaokê temático

Horário: 18h30 às 20h: Karaokê temático. A atividade descontraída visa celebrar e promover a diversidade, memórias e a importância da democracia para as comunidades LGBT+
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, térreo e 6º andar – Espaço Vasco Prado, Galeria Sotero Cosme e Galeria Xico Stockinger, 6º andar da CCMQ

*Entrada gratuita

Sair da versão mobile