Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Luz fica mais cara para clientes da RGE Sul

Brasília - O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Crédito: Marcelo Camargo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste de 8,4% nas tarifas de energia para clientes residenciais da RGE Sul. O reajuste entra em vigor a partir desta quarta-feira. Segundo anúncio da agência, o aumento poderia ser até maior, mas foi reduzido pelo repasse de R$ 5 bilhões obtidos a partir da privatização da Eletrobras, além da devolução de ICMS e da aplicação de recursos da Conta Escassez Hídrica. O reajuste foi aprovado nesta terça-feira.

O reajuste deve impactar 3 milhões de consumidores nos 381 municípios que a RGE atende no Rio Grande do Sul. O novo valor tinha previsão de ser aplicado no último dia 19, mas foi adiado pela Aneel para aguardar medidas como a privatização da Eletrobras e a aprovação, no Congresso, do projeto que impõe teto nacional de ICMS sobre a energia elétrica.

Sair da versão mobile