Lula lidera com estagnação

Por 3 de novembro de 2021

O Ipespe (ex-Ibope) divulgou nesta quarta-feira uma pesquisa que mostra o ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva com 31% das intenções de voto para a Presidência da República, na consulta espontânea, variando apenas dentro da margem de erro. O atual presidente Jair Bolsonaro tem 24%, seguido por Ciro Gomes (3%) e Sergio Moro (2%).

Na pesquisa estimulada, Lula aparece com 41% e 42%, nos dois cenários testados — um com seis candidatos e outro com dez nomes — também sem aumento de desempenho. Jair Bolsonaro varia de 28% a 25% e, Ciro Gomes, de 11% a 9%.

O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro está no segundo cenário, com 8%. A lista ainda tem Mandetta (3%), Datena (3%), Eduardo Leite (3%), Rodrigo Pacheco (2%) e Simone Tebet (1%).

Nos cenários de segundo turno testados com Lula, o petista vence em todos, sendo que a menor diferença é com Sergio Moro (52% a 34%). Nas simulações com Bolsonaro sem Lula, o atual presidente perde para todos. No entanto, o Ipespe não testou Bolsonaro contra Moro.

Em relação à rejeição, 46% disseram que não votariam em Lula de jeito nenhum, enquanto esse índice é de 61% para Bolsonaro. A desaprovação do governo é de 64%, puxada pela economia, que está no caminho errado para 67% dos consultados.

A pesquisa do Ipespe, realizada entre 25 e 28 de outubro, foi feita por telefone com 1 mil pessoas e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais.