Reconduzido ao Conselho Nacional de Saúde, representando Cachoeira do Sul por mais três anos na função, Luiz Aníbal Machado concedeu entrevista ao programa Vale Informação – da Rádio Vale Fm 99.1, apresentado e produzido pelo jornalista Ronaldo Tonet, na sua edição desta sexta-feira (27):
Aníbal recebeu da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do presidente do CNS, Fernando Zasso Pigatto, um termo de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto ao Conselho, no exercício de 2021 a 2024.
A ministra e o presidente CNS enfatizam, no termo, a importância da participação ainda mais por “não ser remunerada e de alta relevância pública em favor do Sistema Único de Saúde do Brasil”.
“Foi uma satisfação ter contribuído muito, com os todos trabalhadores do Brasil, na defesa do direito do cidadão ao acesso no atendimento de saúde. A consulta especializada, o exame, a cirurgia, a internação, o remédio ainda estão muito distante do que nós precisamos. Mas me sinto muito honrado em receber esse título de reconhecimento; que não é meu, é da Nova Central. Uma entidade séria, de respeito, que respeita os cidadãos, e luta pela saúde e segurança de todos os trabalhadores. Independente da categoria, raça, cor ou religião. A Nova Central Sindical de Trabalhadores é uma grande entidade que merece o nosso respeito. Por isso faço parte dela, das suas fileiras de frente. Passo a ser titular do CNS por mais três anos”
conselheiro nacional de Saúde, Luiz Aníbal Machado
Atribuições do CNS
Dentre as principais atribuições, o CNS é responsável por realizar conferências e fóruns de participação social, além de aprovar o orçamento da saúde e acompanhar a sua execução, avaliando a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.