O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aprovou nesta terça-feira (11) a distribuição de parte dos lucros para os trabalhadores. Serão creditados nas contas vinculadas ao fundo R$ 7,5 bilhões, equivalentes a 66% do resultado positivo de 2019. O resultado total do ano passado foi de R$ 11,32 bilhões.
Conforme a deliberação, os créditos devem ser pagos até 31 de agosto. A distribuição será feita proporcionalmente ao saldo de 31 de dezembro de 2019.
Segundo informações apresentadas durante a reunião do conselho, a distribuição dos recursos permitirá que o FGTS tenha rendimento de 4,90%, somados juros e correções obrigatórias. Dessa forma, o fundo passa a render mais que a poupança, que fechou 2019 com rentabilidade de 4,26%, e a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que terminou o ano passado em 4,31%.
A decisão do conselho não altera as hipóteses em que o trabalhador pode sacar o FGTS.
Como consultar
A partir de 31 de agosto, segundo a Caixa Econômica, os trabalhadores poderão consultar o valor do crédito no extrato. Veja o passo a passo para verificar o saldo e outras informações no site da Caixa:
- Acesse o endereço www.caixa.gov.br/extrato-fgts
- Informe o número do seu NIS, CPF, ou e-mail e clique em “cadastrar senha”
- Leia o regulamento. Se estiver de acordo, clique em “aceito”
- Preencha todos os campos com seus dados pessoais
- Crie uma senha com até oito dígitos, com letras e números, e confirme. Você será direcionado para a tela de login novamente
- Preencha os campos com NIS ou CPF novamente, insira a senha cadastrada e o botão “Acessar”
- Clique em FGTS, em extrato