Lojas Americanas doa notebooks para escolas de Cachoeira do Sul

Por 28 de outubro de 2021

A Lojas Americanas S.A. doa mais de 500 notebooks para a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, por meio do projeto Educação Gaúcha Conectada. A iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento busca acelerar a implantação do Programa Federal de Inovação Educação Conectada, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Os equipamentos serão utilizados pelas redes municipal e estadual de ensino fundamental e médio nos municípios de Cachoeira do Sul e Santa Maria, contemplados pelo projeto. A estimativa aponta que sejam beneficiados cerca de 32 mil alunos distribuídos em 75 escolas.

A doação prevê estimular a transformação da educação por meio da tecnologia. A iniciativa está alinhada ao pilar social da estratégia ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) da Lojas Americanas S.A. de desenvolver e formar pessoas para reduzir as desigualdades do país.

A ação reforça o compromisso da Americanas S.A. com a Agenda 2030 da ONU, em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que prevê a promoção da educação de qualidade, e o ODS 10, para a redução das desigualdades.

Além de permitir o reforço da infraestrutura tecnológica e facilitar o acompanhamento das aulas remotas da rede pública de ensino, os equipamentos devem contribuir para a formação de competências digitais de mais de 2,8 mil professores. Ao todo, serão beneficiadas 28 escolas municipais urbanas – sendo cinco em Cachoeira do Sul e 23 em Santa Maria – e 47 escolas estaduais urbanas – 15 em Cachoeira do Sul e 32 em Santa Maria.

O projeto Educação Gaúcha Conectada tem o objetivo de qualificar o processo de construção do conhecimento dos alunos, a partir de metodologias que privilegiem o uso das tecnologias no processo pedagógico, além de abrir caminhos para resolver a questão da evasão escolar e distorção entre idade/série.