Crédito: Imagem Produtora
Com um show da dupla César Oliveira e Rogério Melo, transmitido ao vivo, diretamente da Sociedade Rio Branco, em Cachoeira do Sul (RS), a Cooperativa Sicredi Centro Leste RS celebrou seus 40 anos de história na noite desta quinta-feira, 10 de fevereiro. O evento foi acompanhado por associados, coordenadores de núcleo, diretores, conselheiros e colaboradores pelo canal da cooperativa no YouTube. Já nos municípios da base de atuação, os colaboradores das agências estiveram reunidos para prestigiar a transmissão.
A transmissão iniciou com a apresentação do Hino Nacional pela cantora Graciele de Souza, com acompanhamento do músico Diego Lacerda. Em seguida, a dupla César Oliveira e Rogério Melo apresentou a composição, em estilo gaúcho, que leva o nome da temática dos 40 anos: Valorizando a História, Construindo o Futuro, com a letra de autoria do compositor e poeta Anomar Danúbio Vieira e do próprio presidente da Sicredi Centro Leste RS, Paulo Alex Falcão.
Ao fazer a saudação inicial, o presidente Paulo Alex Falcão destacou a importância do momento histórico. “Muitas pessoas se dedicaram nestes 40 anos para a construção da cooperativa. E a cooperativa também contribuiu para o desenvolvimento de muitas pessoas, físicas e jurídicas, que também foram se desenvolvendo gerando empregos e renda. E hoje, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia e pela estiagem, seguimos crescendo, pois se a sociedade não para, a cooperativa também não. Por isso, hoje só temos que lembrar e agradecer pelo comprometimento e coragem das pessoas que construíram a história da Sicredi Centro Leste”, destacou o presidente.
Representando a Central Sicredi Sul/Sudeste, o vice-presidente Marcio Port também prestigiou o evento. “O propósito do Sicredi é construir junto uma sociedade mais próspera. E justamente nos anos mais difíceis que as cooperativas mais crescem, pois estão próximas dos associados. Mesmo com a pandemia, não fechamos agências e não paramos. Por isso, o cooperativismo é um modelo ideal para o desenvolvimento do nosso país. Parabenizo a todos que contribuíram para esta bela história. Desenvolver comunidades e construir prosperidade, não só no RS, mas em todos os estados onde está presente. Parabéns Sicredi Centro Leste e que continuemos colhendo os frutos”, salientou Port.
Filme – Como forma de homenagear as quatro décadas de história, durante a live, foi apresentado um filme contando a trajetória de associados dos municípios da área de atuação. Com duração de 23 minutos, a produção será exibida em formato de web séries durante o ano de 2022 nas redes sociais da cooperativa. A solenidade encerrou com a apresentação do Hino Rio-Grandense, seguida pelo show musical com Cesar Oliveira e Rogério Melo e do tradicional “parabéns a você” em estilo gaúcho.
Os associados que participam da produção representam os municípios de Encruzilhada do Sul (Daline Freitas de Freitas), Sertão Santana (Sérgio Deleski, Marta Helena Deleski e Mateus Deleski), Cerro Grande do Sul (Silvio Manoel Lindenau Propp), Mariana Pimentel (Renato Cárdenas), Tapes (Paulo Sérgio Brasil), Guaíba (José Nacionil Sanguine da Silva, Irmã Laura Ragazzoni e Vasco Antônio da Costa Gama) e Cachoeira do Sul (Gleisson Almança da Silva, Irís Beatriz Wollmann, Paulo Alex Falcão e Paulo Learsi).
História – Com visão e espírito cooperativo, no dia 10 de fevereiro de 1982, 25 produtores rurais iniciaram a Credicasul, sob a liderança do primeiro presidente, Telmo Armindo Wollmann, nas instalações da Cooperativa Tritícola Cachoeirense Ltda. O processo de expansão teve início em 2000, com a abertura de novas agências dentro da área de atuação, formada por 18 municípios, e adoção do nome Sicredi Centro Leste RS. Atualmente são mais de 41 mil associados, mais de 220 colaboradores e 16 pontos de atendimento, localizados nos municípios de Cachoeira do Sul, Guaíba, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Encruzilhada do Sul, São Jerônimo, Charqueadas, Tapes, Sentinela do Sul, Pantano Grande e Butiá. “Hoje, já são R$ 2 bilhões de recursos administrados. E podemos fazer muito mais, valorizando a história e construindo o futuro”, completou Falcão.
Momentos marcantes da história:
Em 1984, a cooperativa passa a atender na sede da Rua Sete de Setembro e, em março de 1987, Paulo Afonso Schwab é eleito presidente.
Em 1992, as Cooperativas do Rio Grande do Sul formam a Cooperativa Central de Crédito Rural – COCECRER RS e unificam-se sob a denominação de Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi. A partir deste momento, nasce a Sicredi Cachoeira do Sul.
Dois anos mais tarde, ocorre a mudança de endereço da agência de Cachoeira do Sul para a Rua Saldanha Marinho. O prédio foi construído com a participação dos associados, que doaram recursos em dinheiro, sacos de arroz, soja e cabeças de gado.
Em 2000, tem início o projeto de expansão, com o objetivo de abrir agências nos 18 municípios que formam a base de atuação. E, no dia 25 de agosto, é inaugurada a nossa segunda agência, no município de Guaíba.
Em Assembleia Geral, em 2001, é a aprovado o nosso novo nome, passando para a denominação de Sicredi Centro Leste RS. O ano também foi marcado pela aceleração no processo de expansão, inaugurando três agências: Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo e Mariana Pimentel. Em 2003, inauguramos a agência de Sertão Santana e, em 2004, em Encruzilhada do Sul.
Em fevereiro de 2006, os associados votaram e decidiram, por unanimidade, que seríamos uma cooperativa de livre admissão. Neste ano, inauguramos as agências de Cachoeira do Sul Zona Norte e São Jerônimo.
Ao completarmos 25 anos de história, em 2007, inauguramos as agências de Charqueadas e Tapes.
Em março de 2008, os associados elegem a nova diretoria, tendo como presidente Paulo Learsi Petzhold Correa da Silva e como vice-presidente Paulo Alex Falcão.
Em 2010, é a vez do município de Sentinela do Sul ganhar a sua agência.
Em outubro de 2011, é inaugurada a segunda agência de Guaíba no bairro Cohab/Santa Rita.
O processo de expansão é retomado em 2014 com a inauguração da agência de Pantano Grande; e em 2015, em Amaral Ferrador e a terceira agência de Cachoeira do Sul, agora no bairro Carvalho.
A primeira agência inaugurada com a nova marca, em Guaíba, em 2016, uniu as duas agências do município em um novo endereço, com uma estrutura preparada para atender as demandas dos associados da região.
A nova Sede Administrativa, em Cachoeira do Sul, foi inaugurada no dia 15 de setembro, um espaço amplo e moderno, com auditório para mais de 160 pessoas a serviço da comunidade.
No mesmo dia aconteceu a inauguração da agência Agro e agência Empresas, começando uma nova etapa na Cooperativa, onde Cachoeira do Sul tem uma agência específica para cada segmento.
Em abril de 2019 iniciam as atividades da agência na Região Carbonífera, localizada em Butiá. No mesmo ano, Assembleia Geral elegeu como presidente Paulo Alex Falcão e como vice-presidente Paulo Learsi Petzhold Correa da Silva.
Em dezembro, ainda foi inaugurado o primeiro Escritório de Negócios da Centro Leste, localizado junto ao Super Max em Cachoeira do Sul, aproximando a Zona Norte do município.
Em 2020, a comunidade de Pantano Grande reinaugura sua agência.
Fotos em anexo: Imagens da live dos 40 anos