Liberado? MST volta a promover invasão

Por
Liberado? MST volta a promover invasão
RURAL
8 de março de 2023 - mstBBB

Nesta quarta-feira, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento das Mulheres Quebradeiras de Coco e representantes indígenas invadiram a sede da Equatorial Piauí, localizada no centro de Teresina. A ação foi realizada no Dia Internacional das Mulheres e contou com a participação de mais de 500 mulheres do Campo Unitário. Os invasores alegam que o protesto é contra o alto custo do preço e fornecimento da luz no estado do Piauí.

A Equatorial Energia Piauí é uma concessionária de distribuição de energia elétrica que atua em todo o estado do Piauí e é responsável pelo fornecimento de energia para mais de 1,5 milhão de consumidores.

Governo Federal e Supremo Tribunal Federal não divulgaram posição a respeito da nova invasão.

Líder preso

Preso no último sábado, o líder do grupo sem-terra movimento Frente Nacional de Lutas (FNL), José Rainha Júnior, chegava a cobrar até R$ 2 milhões para devolver terras invadidas a fazendeiros no interior de São Paulo, segundo a Polícia. De acordo com as investigações, José Rainha, junto com o coordenador nacional da FNL, Luciano de Lima, e Cláudio Ribeiro Passos, o “Cal”, lideravam uma quadrilha suspeita de extorquir cerca de seis fazendeiros da região do Pontal do Paranapanema, no interior paulista. Após a prisão no sábado, no último domingo, eles passaram por audiência de custódia e foram mantidos na prisão.

As invasões foram retomadas com mais intensidade e frequência com a volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao poder, conforme os próprio líderes dos movimentos já antecipavam no decorrer da campanha do petista.