Levantamento mostra impacto da pandemia na economia

Por
Levantamento mostra impacto da pandemia na economia
ECONOMIA
28 de março de 2025 - Crédito: Freepik

 

O varejo de vestuário e acessórios foi o setor que menos conseguiu recuperar mão de obra perdida na pandemia de Covid-19. São 11 mil vagas a menos de 2020 a 2025. Já o ramo de supermercados foi o que mais cresceu em número absoluto de vagas, com 32 mil novos postos de trabalho no período.

 

As informações são de uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP). “A geração de empregos está ligada com vendas”, resumiu o assessor econômico da entidade, Thiago Carvalho, em entrevista ao programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 -, na manhã desta sexta-feira (28):

 

 

Entrevista com o assessor econômico da Fecomercio-SP, Thiago Carvalho

 

Os setores de eletrodomésticos e lojas de departamento também enfrentam dificuldades em decorrência do impacto causado pela pandemia na economia. Dos 78 segmentos do varejo paulista, 16 registraram, ao fim de janeiro de 2025, um volume de trabalhadores menor do que no início de 2020. “As empresas trabalham com a margem apertada, tentando se recuperar”, enfatizou o assessor.