Nesta sexta-feira (21), a morte do revolucionário Leon Trotsky completa 80 anos. O líder da revolução bolchevique de 1917 foi decisivo na implantação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (União Soviética).
O organizador do Exército Vermelho foi cruelmente assassinado a golpes de picareta em seu exílio, no México, por Ramon Mercader del Rio, um espanhol infiltrado sob as ordens do ditador Joseph Stalin. O assassino foi preso e durante 20 anos não confessou o mandante do crime, apesar dos intensos interrogatórios dos policiais mexicanos. Solto, voltou para a Rússia e foi condecorado com honrarias de herói militar e viveu até a morte em Cuba, financiado pelo governo soviético.
Sob a mira de Stalin, o herói da revolução russa foi processado, humilhado e exilado em vários países até conseguir se refugiar no México.
Trotsky nasceu na cidade de Ianovka, no sul da Ucrânia, no dia 7 de novembro de 1879, o mesmo dia em que triunfou a revolução de Outubro, no calendário juliano, que ainda vigorava na Rússia. Ainda jovem, integrou sua vida na causa do socialismo.
Fonte: EBC