20.2 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 1 dezembro, 2020 - 08:49
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • NEGÓCIOS
  • Leite participa da inauguração de empreendimentos da Languiru e visita sede da Fruki

Leite participa da inauguração de empreendimentos da Languiru e visita sede da Fruki

Crédito: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta sexta-feira (13/11), da cerimônia de inauguração oficial do complexo de empreendimentos da Cooperativa Languiru no Shopping Lajeado, no Vale do Taquari.

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e os secretários Mauro Hauschild (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) e Rodrigo Lorenzoni (Desenvolvimento Econômico e Turismo) também acompanharam o evento, que fez parte da programação de comemoração dos 65 anos de fundação da cooperativa.

LAJEADO, RS, BRASIL, 13/11/2020 - O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta sexta-feira (13/11), da solenidade de inauguração dos empreendimentos da Cooperativa Languiru no Shopping Lajeado. Fotos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Após a solenidade, a comitiva foi guiada pelo presidente da cooperativa, Dirceu Bayer, em visita por uma parte do complexo de 3,4 mil metros quadrados que inclui supermercado, farmácia e agrocenter. O local está funcionando desde 21 de outubro e emprega até agora 170 funcionários.

O governador destacou a importância do efeito econômico positivo do novo empreendimento e da cooperativa, que está presente em mais de 50 municípios gaúchos e emprega 3,5 mil funcionários. “Esse Estado é forte, tem a cultura do trabalho e merece ter um ambiente mais acolhedor para quem empreende e gera riqueza, como é o caso da Languiru, que celebra uma trajetória de 65 anos superando adversidades, dando qualidade de vida para os seus associados, para os funcionários e suas famílias e levando os produtos do Rio Grande do Sul para o resto do Brasil e para outros países. Por isso o nosso esforço em uma agenda de concessões de estradas para melhorar o escoamento da produção, privatizações e desburocratização para garantir mais competitividade ao Estado”, afirmou Leite.

O governador ainda visitou o espaço no shopping onde será instalada uma nova unidade do Tudo Fácil, com apoio de empresas da região. “Este Tudo Fácil em Lajeado será a primeira de uma série de novas unidades que estão em tratativas avançadas para serem instaladas pelo interior e que vão ter um novo conceito de facilitação de serviços através da digitalização. Não será apenas um balcão de atendimento, mas um espaço para que o cidadão tenha todo o suporte para acessar também os serviços de qualquer lugar pelo seu computador ou celular. Já temos 230 serviços totalmente digitalizados, e esse número chegará a mais de 400 até o final do governo”, explicou o governador.

A loja onde será instalada a nova unidade tem 626 metros quadrados, e o aporte da iniciativa privada, de acordo com o secretário Mauro Hauschild, será de cerca de R$ 800 mil. A previsão é de que seja inaugurada até o fim do primeiro semestre de 2021. “O Estado entrará com o mobiliário, a tecnologia via Procergs e as contratações terceirizadas. Será uma unidade com horário de atendimento ampliado para facilitar a vida do cidadão”, afirmou.

Outra atividade realizada foi a assinatura de um termo de parceria entre o Estado e a Languiru para viabilizar a realização de oficinas de gastronomia nos Centros da Juventude, espaços de convivência, qualificação profissional, esporte e lazer para jovens de áreas vulneráveis. Os centros são mantidos pelo Estado por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), da Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Com a parceria, serão oferecidas seis oficinas do projeto Chef Languiru, realizadas com os mais variados produtos da cooperativa, uma das maiores do Estado no segmento agropecuário.

Também participaram da inauguração o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo.

Após o evento, o governador seguiu para uma visita à sede e fábrica matriz da Fruki, onde foi recepcionado pela CEO da empresa, Aline Eggers, e pelo presidente do conselho, Nelson Eggers. A Fruki gera 850 postos de trabalho no Estado com sete linhas de produção e cerca de 450 milhões de litros de bebidas produzidos por ano.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região