Eduardo Leite: diplomação atesta efetivamente os eleitos e respectivos suplentes em 2022 / Foto: Arquivo
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) vai diplomar os 89 candidatos gaúchos eleitos em 2022 em cerimônia nesta segunda-feira, às 17h, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul. A solenidade vai ser conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Francisco José Moesch. Além dele, o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) é o único que deve se pronunciar.
A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral atesta efetivamente quem são os eleitos e os respectivos suplentes, ficando oficialmente habilitados a exercerem os mandatos, a partir da posse, em 1º de janeiro de 2023. Serão diplomados o governador eleito, o vice, Gabriel Souza (MDB), 55 deputados estaduais, 31 deputados federais e o senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos). Os suplentes não receberão o diploma no ato. Eles devem retirar o documento físico no TRE posteriormente ou obter versão online pelo site da Justiça Eleitoral.
O evento não é aberto ao público e só vai poder acessar a solenidade quem for credenciado pelo TRE-RS. A diplomação deve ser transmitida, exclusiva e integralmente, pela TV Assembleia e pelo canal do TRE-RS no YouTube.