O prefeito José Otávio Germano o secretário interino de Inclusão Social, Luis Fernando Godoi, comemoraram na tarde desta terça-feira a conclusão do atendimento aos itens apontados pelo Ministério Público dentro da Ação Civil Pública referente ao serviço de acolhimento para crianças e adolescentes, o Lar Bem Me Quer 1 e Lar Bem Me Quer 2, que atendem cerca de 30 crianças e adolescentes.
“Em respeito ao Ministério Público, tudo que foi sugerido serviu de balizamento para nossas ações. Em um tempo bastante rápido, sob o comando do secretário Godoi, todos os itens apontados foram atendidos” – prefeito José Otávio
“Todas essas ações foram articuladas a partir do diálogo e muito empenho da equipe da Secretaria, que não tem medido esforços para melhorar a qualidade no atendimento do serviço de acolhimento. Todos os encaminhamentos tiveram continuidade através de um diálogo com as demais Secretarias e com o apoio das equipes dos serviços” – secretário interino Luis Fernando Godoi
“Tudo isso que estamos fazendo é pensando também na qualidade dos serviços prestados. São todos serviços essenciais que precisam estar em pleno funcionamento” – diretora Carin Ache
IMPORTANTE
A Secretaria de Inclusão trabalha para concluir o atendimento aos apontamentos feitos com relação ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
O que foi feito?
– Em relação ao espaço físico, foram buscadas alternativas de novos imóveis, sendo que a casa 02, que estava com problemas estruturais, está passando por inúmeras reformas para receber os acolhidos da casa 01. Já a casa 02, dos adolescentes, mudará para um imóvel com bastante espaço externo e interno, atendendo todas as exigências para um bom atendimento das crianças e adolescentes; Assim que a documentação for liberada iniciaremos o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio.
– Está tramitando na Câmara de Vereadores Projeto de Lei para a contratação de oito educadores/cuidadores para o Lar Bem Me Quer.
– Em relação ao PPCI, casa 01 já está em processo de implantação, de acordo com a requisição 976/2022 . (esta mudará de lugar, mas o Albergue Municipal usará as instalações). A casa 02 que está em reformas, receberá as crianças da casa 01. Assim que for finalizada a reforma, daremos início aos trâmites legais para o PPCI.
– Em parceria com a Secretaria de Educação, ficou acordado sobre o transporte em ônibus adaptado para as crianças com deficiência, e os demais no carro da secretaria com as devidas cadeiras, específicas para idade.
– O enfermeiro já foi designado para o Serviço de Acolhimento.
– Os educadores cuidadores são capacitados frequentemente pela equipe Técnica do Lar Bem Me Quer, bem como pela equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial Infantil. O trabalho é realizado em conjunto e acontece de forma sistemática. Essa parceria é fundamental para o trabalho desenvolvido no Lar.
– No que se refere a protocolo em situações de surto/conflitos envolvendo crianças e adolescentes da área de saúde mental, já existe um trabalho realizado. Mensalmente o CAPS i e a equipe técnica do Lar Bem Me Quer realizam reuniões técnicas para discussão de casos e orientação de manejo. Os educadores são orientados a buscarem resolver os conflitos com conversa, caso contrário acionam o SAMU ou o Corpo de Bombeiros, sempre comunicando a direção do serviço.
– Em relação às fugas, sempre que isso ocorre, mesmo depois de tentativas dos educadores em evitar que ocorra, é registrado ocorrência, informando o fato para o Ministério Público, Judiciário e Conselho Tutelar.
– Os documentos para Inscrição junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente já foram encaminhados e aguardam retorno do mesmo.
– Os acolhidos são transportados com o carro da pasta para todos os atendimentos. Já foi solicitado a compra de um novo carro para atender as demandas do Lar.