Kelly Moraes assume presidência da Assembleia Legislativa

Por 1 de outubro de 2021

A 1ª vice-presidente do Parlamento gaúcho, deputada Kelly Moraes (PTB), assume neste sábado a presidência da Casa, substituindo o titular Gabriel Souza (MDB), que vai integrar comitiva do governo do estado em missão oficial à Espanha e França até o próximo dia 9. O termo de transferência do cargo foi assinado antecipadamente em cerimônia na tarde de quinta-feira no Salão Júlio de Castilhos.

Na ocasião, Gabriel afirmou que a presença de representantes do Parlamento na comitiva é importante para demonstrar a existência de um ambiente equilibrado e favorável aos negócios no Rio Grande do Sul, a despeito de eventuais divergências políticas. “Nosso estado avançou muito na conquista de convergências. Precisamos mostrar isso neste momento em que a Europa reabre, e que necessitamos de novos investimentos para promover a retomada econômica”, avaliou.

Kelly disse que assumir o comando dos trabalhos do Poder Legislativo é “uma honra e uma oportunidade única”. “Com certeza, cumprirei minha tarefa representando a Assembleia até o retorno do presidente”.

Os deputados Frederico Antunes (PP), Vilmar Zanchin (MDB) e Luís Augusto Lara (PTB) também integram a comitiva da missão oficial.

Mulheres na Presidência

Em anos anteriores, também como 1ªs vice-presidentes, Éclea Fernandes (em 1984), Zilá Breitenbach (em 2012 e 2019) e Liziane Bayer (em 2017) já haviam assumido a presidência do Parlamento gaúcho de forma temporária, substituindo os titulares. A deputada Silvana Covatti (atual secretária da Agricultura do RS) ocupou a presidência entre fevereiro de 2016 e janeiro de 2017, sendo a única mulher até o momento a ter exercido o cargo como titular.

Presenças

O ato de transmissão do cargo foi acompanhado pelos deputados Carlos Búrigo (MDB), Clair Kuhn (MDB) e Beto Fantinel (MDB), além de lideranças políticas de Santa Cruz do Sul, cidade em que Kelly reside.