Jovem cachoeirense lança primeira música autoral

Por
Jovem cachoeirense lança primeira música autoral
Música
9 de dezembro de 2021 - Luan Dornelles Machado

Músico cachoeirense tem 21 anos e espera gravar pelo menos mais três músicas autorais até o fim do ano que vem / Foto: Divulgação

 

Os cachoeirenses, em especial os que gostam de uma boa música, vão se familiarizar com um nome nos próximos anos. Luan Dorneles Machado, de 21 anos, morador do bairro Barcelos e acadêmico do sétimo semestre do curso de Sistemas de Informação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), está começando a despontar no cenário artístico. O grande passo para que o seu trabalho tenha ainda mais repercussão foi dado no dia 5 de novembro, quando ele lançou sua primeira composição: ‘Para pra pensar’.

Disponível em todas as plataformas digitais – entre elas Spotify, Music, YouTube, Apple Music e Amazon Music -, a canção sugere reflexão sobre todas as coisas boas que podem ser realizadas quando acreditamos no amor, no perdão e na esperança. “Sei que a vida de músico está longe de ser fácil, mas fiquei muito satisfeito com os retornos que recebi após o lançamento. Quero me dedicar a isso, pois já não é mais apenas uma brincadeira ou um hobby, como era no início de tudo”, comenta o autor.

Além de ‘Para pra pensar’, ele tem outras 10 músicas autorais e pretende gravar pelo menos mais três até o fim de 2022. ‘Sereinha’ e ‘Águas profundas’ já estão selecionadas. A terceira ainda não tem o nome definido. O cantor e compositor contou com o trabalho da Hardeira Records, produtora de Cachoeira do Sul, conduzida por Filipe Lindenmaier, que agora também é parceiro instrumentista e professor de música de Machado. O trabalho do cachoeirense vai estar em evidência neste mês, quando ele vai participar da Semana Cultural, que está sendo organizada pela Prefeitura de Cachoeira.

É na Prefeitura, aliás, que o músico trabalha atualmente. Lotado na Secretaria da Fazenda, é um dos responsáveis pela Central de Processamento de Dados (CPD). Depois de cumprir dois anos de estágio na área, foi efetivado. “Além da minha família e dos meus amigos, os colegas de Prefeitura foram os que mais me incentivaram e deram força para que encarasse o desafio musical. Sou muito grato a todos e espero que consiga evoluir profissionalmente. É algo que quero muito”, destaca.

 

ENTREVISTA

Luan Dorneles Machado, músico cachoeirense que acaba de lançar ‘Para pra pensar’

Quando notou o gosto pela música e quais artistas costumava ouvir?

Comecei a me dar conta da paixão pela música em 2007, quando escutava muitas composições do Rei do Pop, Michael Jackson. Depois também passei a ouvir Linkin Park e Three Days Grace. Com o tempo, ampliei o repertório. Gosto bastante de Renato Russo e de vozes latinas internacionais, como Manuel Turizo, Maluma e Sebastian Yatra, entre outras.

 

E como foi a jornada desde o começo das composições até a gravação da primeira música?

Fazia minhas letras em casa, dava alguma melodia a elas e sempre era muito incentivado pela minha mãe, Mariele Dorneles, e pelo meu pai, Carlos Cesar Siqueira Machado. Também tinha o apoio do meu irmão mais velho, Cauê Dorneles Machado. Quando eu tinha 19 anos e estava no meu primeiro emprego, meu chefe, Nelton Cereta, me ouviu cantar e disse que eu tinha que gravar o trabalho. Ele me apresentou um amigo, o Rodrigo Soares, que foi quem me apresentou o Filipe Lindenmaier, da Hardeira Records. Aí as coisas foram fluindo normalmente até a gravação de ‘Para pra pensar’.

 

E agora, com esta repercussão positiva do seu trabalho, o que pensa para o futuro?

Me sinto mais seguro para seguir a caminhada na música. Lembro do tempo de escola, quando eu queria participar de apresentações e não conseguia me adaptar. Só no terceiro ano do Ensino Médio cantei uma música natalina no palco, já aos 17 anos. Tinha muito medo de representar minhas obras, mas quando entrei para a faculdade comecei a me desafiar, superar os medos e amadurecer. Foi na universidade que conheci o professor Wagner Gadea Lorenz, de Santa Maria, outro grande incentivador. Minha intenção é seguir fazendo o que gosto, pois quando canto, já nem é mais por mim, mas por todas as pessoas que preenchem o meu dia a dia. Tudo o que eu faço é pensando no próximo. Se junto com a satisfação vier o sucesso na música, melhor ainda.

 

OUÇA A MÚSICA “PARA PRA PENSAR”, DE LUAN DORNELES: