Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Jornalistas e empreendedores lançam manifesto sobre direito à informação no país

Em defesa dos Oásis de Notícias: jornalistas, empresários e representantes defendem que pequenos e médios veículos de comunicação independentes são uma fonte fundamental de notícias, garantindo o direito à informação em todas as regiões do Brasil / Foto: Divulgação

Em defesa dos Oásis de Notícias: jornalistas, empresários e representantes defendem que pequenos e médios veículos de comunicação independentes são uma fonte fundamental de notícias, garantindo o direito à informação em todas as regiões do Brasil / Foto: Divulgação

Uma rede de jornalistas, comunicadores e empreendedores vinculados a veículos de notícias de todo o Brasil iniciaram um movimento para defender o direito à informação para as comunidades brasileiras. Com a apresentação “Manifesto em Defesa dos Oásis de Notícias” a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a crescente crise provocada pela existência dos chamados desertos de notícias no território nacional, regiões onde a ausência de jornalismo local compromete o acesso à informação e, por consequência, a qualidade da democracia.

Os chamados desertos de notícias são municípios sem a presença de veículos de comunicação locais que possam oferecer cobertura jornalística regular. De acordo com o Atlas da Notícia, produzido pelo Instituto pelo Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), 2.707 dos 5.568 municípios brasileiros se enquadram nessa categoria. Nesses locais, a população é privada do direito à informação, um problema que gera impactos diretos na cidadania e na capacidade dos cidadãos de participar plenamente da vida democrática.

Em meio a esse cenário árido, emergem o que o movimento classifica como Oásis de Notícias, jornalistas e empresários representantes de pequenos e médios veículos de comunicação que atuam de forma independente, levando informação confiável e relevante a essas regiões. Segundo o mesmo Atlas da Notícia, em 2023, o Brasil contava com 5.245 veículos digitais e 4.836 rádios dedicados à produção de notícias, representando 70% dos veículos mapeados.

“Esses números demonstram o impacto social e econômico dessa nossa atividade. Somos pequenos e médios veículos comprometidos com a promoção da transparência e da cidadania. Nossa missão é combater a desinformação e democratizar o acesso a conteúdos editoriais confiáveis e relevantes.”, afirma o manifesto dos jornalistas.

Encontro em Brasília em agosto reuniu jornalistas, empresários e representantes de veículos de comunicação de todo o país para construção do manifesto em defesa do setor / Foto: Milos Silveira/Portal OCorreio

Articulação do Movimento

De 19 a 23 de agosto de 2024, jornalistas e empresários representantes de organizações de notícias de todas as regiões do Brasil estiveram em Brasília, com o objetivo de afirmar para o país e aos representantes dos poderes federais, o impacto do setor, demonstrar a capacidade de articulação e relevância. Em um evento organizado pela startup de mídia Alright, mais de 3.000 espectadores (entre as atividades presenciais e online) reafirmaram a força do jornalismo local brasileiro. A Alright tem uma rede de veículos de notícias que reúne mais de 450 veículos de jornalismo local no Brasil. 

Articulados em rede e com apoio de entidades representativas como ANER, AJOR, ABRAJI e PROJOR, o movimento dos jornalistas defende outra pauta central para a sociedade contemporânea que é o combate à desinformação. O jornalista Milos Silveira, do Portal OCorreio, representou Cachoeira do Sul (RS) no movimento do setor em Brasília e está engajado junto com os demais profissionais brasileiros na defesa do fortalecimento do setor.

Distribuição de verbas públicas

Um dos principais pontos levantados pelo manifesto dos jornalistas é a necessidade de uma distribuição mais justa e técnica das verbas públicas de mídia. Apesar da ampla cobertura e do profundo conhecimento das realidades locais, os veículos regionais frequentemente enfrentam dificuldades para acessar esses recursos, que são fundamentais para sua sobrevivência e continuidade de suas atividades.

Entre os pontos pleiteados pelos jornalistas estão: 

  1. Defesa e reconhecimento por parte dos órgãos e instâncias técnicas representativas do Governo Federal da relevância de mídia dos veículos locais e regionais;
  2. Investimento tecnicamente democratizado das verbas de mídia por parte desses mesmos órgãos e instâncias nacionais;
  3. Utilização das plataformas locais e regionais para divulgação certamente de alta eficácia das campanhas de políticas e programas públicos;
  4. Criação de um Fundo Público de Fomento para estímulo e suporte ao desenvolvimento da mídia profissional local e regional, com regras claras e baseadas em indicadores de compromisso com o bem público e os cidadãos/audiência dessas áreas do País.

O manifesto dos jornalistas é um chamado à ação, pedindo que todos os brasileiros apoiem essa causa em defesa do jornalismo local e da democracia. “Somos os Oásis de Notícias, e continuaremos a lutar pela verdade, pela informação livre e pelo fortalecimento da nossa democracia”, conclui o documento.

Petição e coleta de assinaturas 

Uma petição online está aberta para assinaturas, com a expectativa de mobilizar milhares de pessoas em todo o país para pressionar as autoridades e garantir que o jornalismo regional alcance apoio, reconhecimento e incentivos junto às políticas públicas. 

Acesse ao clicar aqui.

 

Jornalistas, empresários e representantes de veículos de comunicação que já assinaram este manifesto:

Veículo/Empresa

em que atua e/ou representa

Nome completo (jornalista/empresário/representante) Cidade UF
Alright Domingos Secco Junior Maceió AL
Alagoas Web Josh  São Miguel Dos Campos AL
Seles Nafes Seles Nafes Macapá AP
Segundo A Segundo Tabajara Moreno Manaus AM
Acorda Cidade Ivana Feira De Santana BA
Acorda Cidade Andrea Trindade Feira De Santana BA
Tudo Sala De Aula Mauricio São Gonçalo Do Amarante CE
O Povo André Filipe Fortaleza CE
Diário De Goias Altair Tavares Goiânia GO
Roma News Romulo Maiorana Netto Belém PA
Revista Amazônia Rodrigo Huhn Belém PA
Preto No Branco Jadir Zimmermann Cascavel PR
Fronteira Livre Amilton Farias Foz Do Iguaçu PR
Saiba Mais Rafael Duarte Brasilia DF
Folhabv Alberto Boa Vista RR
Litoral Mania Rogério Bernardes Osório RS
Gaz Laudelino Santa Cruz Do Sul RS
Portal OCorreio Milos Quoos Silveira Cachoeira Do Sul RS
Acustica Fm Rodrigo Camaquã RS
Metsul Alexandre Porto Alegre RS
Jornal Atual Marcelo Godinho Itaguaí RJ
Giro Marilia Alessandra Marília SP
Edicase Joaquim Carlos Laranjeira Carqueijo Taboão Da Serra SP
Compre Rural Marcio Peruchi Ribeirão Preto SP
Tribuna De Jundiaí Raphael Simões Jundiaí SP
Tribuna De Jundiaí Alexandra Simões Jundiaí SP
Folha Do Mate Leticia Wacholz RS
Correio Do Estado Marcos Rodrigues Campo Grande MS
N10 Rafael Nicácio Cardoso Dos Santos Natal RN
Clima Ao Vivo Denilson Rocha
Rd News Suely Cuíaba MT
Grupo Oceano Renato RS
Cbn Maringá Marina PR
Primeira Página Ana Cuíaba MT
O Popular Cristiana Isabella Moreira Goiania GO
O Popular Joyce Felipe Do Vale Goiania GO
Sprio+ Mauricio São José Dos Campos SP
Hoje Em Dia Gustavo Belo Horizonte MG
Diário Carioca Jailson Rio De Janeiro RJ
Folha De Londrina Flavio Trombieri Londrina PR
Patos Hoje Fred Patos De Minas MG
Leouve Marcelo Piccoli Bento Gonçalves RS
Tnh1 Daniela Sarmento Alagoas AL
A Gazeta Elaine Vitória ES
Por Dentro De Minas Elberty Valadares MG
7 Segundos Angelo Farias Maceio AL
100fronteiras Denys
Agrolink Nádia Porto Alegre RS
Grupo Paranaiba Flávia Reis Uberlandia MG
Hunter Fm Raylan Brasilia DF
Olhar Direto Matheus Coutinho Cuiabá MT
Alto Uruguai / Adi Rs Patricia Cerutti Frederico Westphalen RS
Jornal Do Guará Rafael

 

Brasil 61 Raimundo Rocha DF
Brasil 61 Andre Cardozo DF
Grupo Paranaiba Flávia Reis MG
COAR Notícias Marta Alencar Teresina PI
Amazônia Vox Daniel Nardin Belém PA
Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação/ Marcelle Chagas Rio de Janeiro RJ
Universidade de Brasília Marlise Viegas Brenol Brasília DF
Grupo Norte de Comunicação Maria Luiza Borges Lins e Silva Manaus AM
Macuco Tech Ventures  Pyr Marcondes São Paulo SP
Jornalista Sérgio Lüdtke São Paulo SP
Manas Coletivo Daniela Bueno (Benoit) São Paulo SP

 

Sair da versão mobile