Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Jornalista cachoeirense recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga aconteceu no Plenário Otávio Rocha e a proposição foi da vereadora Comandante Nádia (PP) / Crédito: Gabriel Ribeiro/CMPA

Sessão Solene de outorga aconteceu no Plenário Otávio Rocha e a proposição foi da vereadora Comandante Nádia (PP) / Crédito: Gabriel Ribeiro/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu título de Cidadão de Porto Alegre ao jornalista cachoeirense Alexandre Garcia. A Sessão Solene de outorga aconteceu no Plenário Otávio Rocha, na noite desta segunda-feira. A proposição foi da vereadora Comandante Nádia (PP).

O presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), falou da honra de o Legislativo conceder o título de Cidadão de Porto Alegre a Alexandre Garcia. “Celebrar o trabalho de Alexandre Garcia é também celebrar a importância do jornalismo e da liberdade de imprensa para a construção da nossa democracia”, afirmou.

A proponente agradeceu a presença de todos e que, conforme a vereadora, vieram à Câmara por um bem maior, inclusive de outras cidades do Rio Grande do Sul. “Isso significa que este título deveria ser um título de cidadão gaúcho, pra esse grande homem que nós estamos homenageando”, destacou. Para Nádia, “essa semente, essa esperança, que nós temos todo dia que acordamos, de que é possível sim ter um Brasil só nosso, um Brasil verde e amarelo”.

A parlamentar lembrou da trajetória profissional do cachoeirense. “Com uma carreira marcada por décadas de dedicação, competência e integridade, ele conquistou a confiança do público, de todos nós, ao longo dos anos. Sua voz firme e suas análises ponderadas, sempre foram uma fonte valiosa de informação e reflexão para cada gaúcho e brasileiro”, salientou Nádia.

O homenageado agradeceu a iniciativa da vereadora Comandante Nádia e de mais de dois terços dos vereadores pelo título concedido, também das autoridades e do público presente. “Eu nunca imaginei que fosse receber uma homenagem como essa. Acho que nunca vou receber nada igual”, elogiou. Garcia destacou a necessidade de o jornalista ser cético, desconfiar e sempre checar a informação. “Se terminar o dia e você não tiver aprendido nada, foi um dia perdido”, complementou. Contou ainda a história do pai, radialista, que o levava pra rádio desde criança, e da mãe, também amante do rádio.

O jornalista relembrou sua relação com a capital gaúcha, como quando trabalhou no Banco do Brasil, e depois cursou Jornalismo na Famecos. “Eu já era porto-alegrense, mas tava precisando desse dia de hoje. O dia de hoje que se firma muito mais com essa atenção de vocês. Cada um de vocês tá me botando uma medalha no peito, como a Nádia me pôs, tá me dando um certificado”, discursou.

Histórico

Alexandre Garcia nasceu em Cachoeira do Sul, em 11 de novembro de 1940. Em 1967, foi primeiro lugar no vestibular de Jornalismo da Famecos/PUCRS, mudando-se para Porto Alegre. Ao longo da carreira, foi repórter no Jornal do Brasil, subsecretário de imprensa do presidente João Figueiredo, articulista e diretor de redação da Revista Manchete e Revista Mulher de Hoje, diretor e apresentador na TV Manchete, em 32 anos de TV Globo foi repórter, apresentador, diretor em Brasília; e comentarista na CNN Brasil. Também foi professor de Jornalismo na PUCRS e no Uniceub/DF. É autor dos livros “João presidente” e “Nos bastidores da notícia”, que foi best-seller nos anos 1990.

Hoje, atua diariamente em seu canal no Youtube, com quase 2,5 milhões de inscritos; no Twitter, mais de 4 milhões de seguidores; no Instagram, quase 2 milhões de seguidores. Escreve semanalmente para 38 jornais, inclusive de oito capitais, entre os quais o Correio do Povo; fala diariamente em cerca de 300 emissoras de rádio, entre as quais a Guaíba; faz comentários na Jovem Pan e no Canal Rural; e realiza palestras sobre a atualidade brasileira.

Sair da versão mobile