Jornalista cachoeirense recebe homenagem da Assembleia

Por 20 de novembro de 2021

Crédito: Divulgação

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha ao jornalista Alexandre Garcia. A honraria ao cachoeirense foi proposta pelo deputado Capitão Macedo (PSL).

O parlamentar destaca, em sua proposição, o “importante trabalho” realizado por Alexandre Garcia como apresentador e colunista de política, sendo um dos principais influenciadores digitais da atualidade. “Ademais, atuou como mediador em grandes debates políticos com candidatos à Presidência da República, conduzindo os trabalhos sempre com eficiência e profissionalismo, cobrindo ainda a promulgação da Constituição de 1988 que é um marco histórico para o nosso país”, justifica Macedo.

A data da outorga da maior honraria do parlamento gaúcho a Alexandre Garcia deve ser confirmada para o primeiro trimestre de 2022.

Sobre o homenageado

Alexandre Eggers Garcia, nascido em Cachoeira do Sul, em 11 de novembro de 1940, é jornalista, apresentador e colunista de política brasileiro, e foi porta-voz do último presidente da ditadura militar do Brasil, general João Batista Figueiredo.

Atuou no Jornal do Brasil, na extinta TV Manchete e na Rede Globo. Na Globo, onde trabalhou por mais de trinta anos, foi diretor de jornalismo em Brasília até 1995. A partir de então tornou-se comentarista político do Bom Dia Brasil, função que exerceu até 2018.

Atualmente, o jornalista escreve para diversos jornais brasileiros e, recentemente, ingressou no mais novo canal de televisão fechada do Brasil, Jovem Pan (atuando também nos programas de rádio da mesma emissora). É um dos maiores influenciadores digitais do Brasil.

Por sua cobertura jornalística durante a Guerra das Malvinas, foi condecorado pela rainha Elizabeth II com a Ordem do Império Britânico.