O jornalista cachoeirense Alexandre Garcia está em destaque nas redes sociais nesta segunda-feira, após o Advogado-Geral da União (AGU) no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Jorge Messias, acionar a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia. A motivação é um comentário de Garcia a respeito das chuvas no Rio Grande do Sul, que resultou em 46 mortos até o momento, segundo divulgação da Defesa Civil do Estado.
Para Messias, o comunicador natural de Cachoeira do Sul teria disseminado informações falsas. “É preciso investigar, porque não foi só a chuva. A chuva foi a causa original”, acentuou Garcia em um comentário que divulgou nas suas redes. “Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo”, prosseguiu o comunicador. “Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente”, fechou.
Confira vídeo divulgado pelo jornalista cachoeirense:
O Advogado-Geral da União determinou à Procuradoria Nacional a “imediata” instauração de procedimento contra a “campanha de desinformação”. “É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas”, justificou Messias em postagem nas redes sociais.