A Prefeitura de Cachoeira do Sul já tem um novo local para abrigar os animais das famílias atingidas pela enchente do Rio Jacuí. Hoje, a principal preocupação do Executivo e das entidades protetoras dos animais é com relação ao atendimento aos cães, em especial aos que estão neste momento abrigados nas baias do Sindicato Rural, pois ainda nesta semana está previsto o início da Feapec e os espaços precisam ser desocupados.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, a administração do Jockey Club (no Alto do Amorim) cedeu uma área com 16 espaços onde é possível abrigar até 50 cães. Outros espaços junto ao Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) podem receber animais.
Outro espaço já garantido através de uma tratativa de Fogliarini e a secretária de Agricultura e Pecuária, Leidy Marques Festinalli, é junto ao Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), na Rua Moron, onde é necessário construir baias móveis, pois não há um local separado para os bichos.
O titular da pasta do Meio Ambiente explica que o uso da área do Irga seria uma segunda alternativa que chega como uma forma de tranquilizar a todos, já que garante que não faltará estrutura para abrigar todos os animais recolhidos. Ainda há mais dois lugares que aceitaram receberem cães: sede campestre do Clube Comercial e Daer (em ambos será necessário criar baias temporárias)
Os gatos estão abrigados em clínicas parceiras e lares temporários conseguidos por ONGs e protetores voluntários e os animais de grande porte estão no DVS.