19 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 16 abril, 2021 - 22:44
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

João, professor

O Big Brother Brasil é um jogo. Fazia muitos anos que não acompanhava, desde a sua primeira exibição. A partir de 2020, voltei a assisti-lo sem arrependimentos. As estratégias, os fechamentos, as afinidades e o jogo da discórdia, de certa maneira, além de definir paredões, são extremamente didáticos.

O comentário do brother Rodolfo comparando o cabelo da peruca de homem das cavernas com o cabelo do professor João o eliminou do jogo. Embora tenha ganho a chance de permanecer na casa, depois de ter vencido o paredão por conta do comentário referente ao Fiuk ter usado saia.

Conforme Tiago falou, na noite passada (06), os votantes permitem nova chance, entretanto, não perdoam os mesmos erros. O cantor sertanejo não aprendeu com o comentário desnecessário sobre as vestes do ator e caiu fora da casa mais assistida do Brasil, embora muitos digam que não a assistem.

A conversa de Tiago de homem branco para homem branco foi uma aula de humanidade e de alteridade. Homens distintos fazem colocações como as que ele fez. O cantor pediu desculpas, disse que seu pai e João têm semelhanças no cabelo, mas o que as fotos, no Google, mostram é de um senhor grisalho.

Na sua juventude seu cabelo era parecido. O pai foi para as redes sociais em defesa do filho postando fotos dele quando jovem. Preocupou-se em demonstrar a verdade daquilo que o filho falou. Entretanto, o que emparedou seu filho e o tirou do BBB 2021, não foi a semelhança de cabelos, mas o comentário comparando uma peruca horrorosa com o cabelo black power.

Fiquei na dúvida se foi entendido, tanto pelo filho, quanto pelo pai o que causou o comentário sem maldade.

A atitude do filho e a do pai demonstram quanto o exercício de colocar-se no lugar do outro é difícil. E por que é difícil? Porque vemos o outro a partir da gente e não do outro. Tanto ficou claro esta visão, que Rodolfo, embora Tiago tenha explicado a diferença entre um cabelo bonito e um Black Power, ele insistiu em mostrar seu cabelo, ao tirar o boné da cabeça dizendo, que, também, seu cabelo estava desalinhado, portanto estava feio. E a questão não era sobre esta.

Colocar-se no lugar do outro a partir da visão do outro, é difícil, mas não impossível quando percebermos o outro como ele é. Sem esteriótipos e padrões, para o caso da estética e sem julgamentos a partir da sua reação diante de um comentário dito sem maldade, carregado de intenções que não exaltam em momento algum o que há de humano em nós.

No jogo BBB, tem muita grana envolvida. A aposta é alta. São gigantescas marcas patrocinando nas áreas de serviços financeiros, alimentos, cosméticos, bebidas e outros mais. R$ 530 milhões, nesta edição, somente em patrocínio. O prêmio é de R$ 1,5 milhão. Para aproximadamente 27,3 milhões de brasileiros (2020) que recebiam até um salário mínimo, é muita grana. O cenário é esse. A aposta também.

Professor João, aqui fora, é um dos favoritos. Quem ganhará o jogo dentro da casa? Ao final veremos. Mas, certamente, aqui fora, somos ganhadores, depois desta aula impregnada de cuidado protagonizada por João durante o desabafo com Camila; de zelo, por Tiago e de “sem perdão” pelos votantes durante a exibição da noite passada.

Que tal assistir BBB?

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região