Jesus nasceu entre setembro e outubro

Por
Jesus nasceu entre setembro e outubro
MUÇARELA
24 de dezembro de 2022 - biblia

Então é Natal. Parece refrão de música. Mas é só um gancho para colocar em pauta o maior livro de todos os tempos: a Bíblia. Mais especificamente, a data de nascimento de Jesus. O evangelho confirma que seria durante o governo de Herodes, o Grande. Uma vez que o rei – com letra minúscula para não confundir com o aniversariante – morreu no ano 4 a.C. ou 3 a.C., a conclusão aponta que Jesus não poderia ter nascido depois desse período. Ou seja, seria antes disso. Para deixar bem claro: Jesus nasceu antes de Cristo, na divisão a.C. e d.C. que estamos mais habituados.

A data do 25 de dezembro como dia do nascimento de Jesus foi fixada pela Igreja Católica em 525 para coincidir com as festas pagãs do Oriente e de Roma. Segundo alguns historiadores, foi o Papa João I quem oficializou a comemoração.

No Hemisfério Norte, o Inverno ocorre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Uma época de muito frio. Com isso, acaba não fazendo sentido a relação de pastores e rebanhos acampados à noite sobre as colinas da Judeia (Lucas 2:8) com a data do Natal. A Bíblia diz que, quando Jesus nasceu, havia pastores com seus rebanhos ao ar livre no alto das colinas (Lucas 2:8-20).

No evangelho de Lucas, uma informação é preciosa na busca e saber a data mais aproximada do nascimento de Jesus. Perto da data, houve o nascimento de João Batista. Em Lucas 1:5, 23-28 é dito que Isabel ficou grávida de João quando seu marido, Zacarias, ministrava no Templo como sacerdote.

Zacarias trabalhava no chamado turno de Abias. Calma que a coluna explica – ou tenta: como Davi dividiu os sacerdotes em 24 turnos de 15 dias cada um, os turnos cobririam o ano inteiro. Abias ficou com o oitavo turno. Assim, a segunda quinzena de Tamuz (julho) seria o tempo do anúncio do nascimento de João Batista e o início da gestação de Isabel.

Com nove meses, Isabel deve ter dado a luz no mês de Nisã – que seria entre março e abril. Em Lucas 1:26-36, o texto bíblico diz que Maria ficou grávida quando Isabel, sua parente, estava no sexto mês de gestação, o mês de Tibete (dezembro/janeiro). Jesus, então, teria nascido nove meses após. Cairia no mês de Etanim – seria entre setembro e outubro.

As informações têm origem na própria Bíblia.


*Muçarela é uma coluna de opinião com a proposta de discutir “verdades absolutas” com veiculação exclusiva no Portal OCorreio